Agronegócio

Atraso no cultivo: vem mais chuva por aí

Toledo – Nem o tempo firme no fim de semana e ontem foi suficiente para concluir o plantio da soja na região oeste, onde restam ainda cerca de 25 mil hectares para serem cultivados, conforme dados do Deral (Departamento de Economia Rural.

No fim de semana, segundo o técnico José Pértille, muitos produtores foram a campo para plantar e fazer aplicações preventivas de herbicidas e fungicidas. Os agricultores correm contra o tempo e não apenas pelo calendário, que fica cada dia mais apertado principalmente para quem vai plantar milho safrinha, mas porque a previsão é de chuva pelos próximos dias.

Segundo o Simepar, nesta terça-feira são esperados quase 60mm. Há o alerta para que a chuva venha acompanhada por rajadas de vento, que podem beirar os 60 km/h e trovoadas em municípios como Marechal Rondon, Palotina e Guaíra. Granizo também não está descartado.

O tempo segue instável e a expectativa é para que chova até o início da semana que vem mais de 90 mm.

Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas. Mínimas na casa dos 20ºC e máximas bem próximas dos 30ºC, como o registrado na tarde de ontem. Em Marechal Rondon ontem fez 31ºC, em Palotina chegou a 30,4ºC e a 32ºC em Entre Rios do Oeste.