O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade finalmente vai dar largada para a sua temporada 2021. Para os aficionados pela competição, a boa notícia é que o início da competição está confirmado para os dias 30 e 31 deste mês, e 1º de agosto.

A corrida será na cidade de Araucária, no Paraná, que volta ao calendário do certame nacional sete anos depois. Embora um tempo afastada, a região de Araucária já integrou grandes eventos de rali de velocidade no passado.

O navegador Marcelo Dalmut, do projeto ACSA Rally 4×4, salienta que as lembranças da corrida paranaense são boas. “É um piso muito bom, senão me engano já considerado o melhor do país, realmente muito bom de andar. Lembro de um ponto muito bacana que era conhecido como ‘gogó da ema’, não sei se estará no roteiro deste ano, mas sempre desafiava os competidores”, destaca.

O campeão brasileiro de 2020, o gaúcho Cláudio Rossi, da Scuderia Rossi, já andou várias vezes na região. “No rali estamos sujeitos a várias situações. Recordo que em 2003, estávamos vencendo a corrida e no final, acabamos tendo uma saída de pista que nos custou aquele primeiro lugar no pódio”, frisa.

Quem foi ao pódio em sua única participação em Araucária, foi outro gaúcho, Evandro Carbonera. “Em 2014 estreei em Araucária e conseguimos estar no pódio da categoria Rally 5. Lembro ser uma corrida muito boa de se fazer, trechos realmente muito bonitos”, pontua o piloto.

Aliás, esta será a retomada do rali nacional após o fim do campeonato em 2020. Em função da pandemia da covid-19, já são ao menos oito meses sem corridas de rali velocidade no País. “Acredito que a palavra para definir este retorno é superação, por todas as situações que estamos enfrentando. Esperamos que a partir de agora, com mais pessoas vacinadas, possamos ter a sequência da competição”, ponderou.

A programação do rali começa na sexta, dia 30, com as equipes fazendo o reconhecimento das especiais. A corrida, em rodada dupla, tem as disputas no sábado, dia 31, e no domingo, 1º de agosto.


TCR

A segunda etapa da TCR South America será disputada sábado e domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, Região Metropolitana da Capital Paranaense. Os treinos livres e classificatórios serão no sábado e a prova será no domingo, com largada às 12h15.

 

Drift

Depois do sucesso da primeira rodada dupla, realizada em Piracicaba, o Ultimate Drift desembarca em Balneário Camboriú (SC). De amanhã a domingo será realizada a segunda etapa do ano. Mais de 60 pilotos disputarão o evento do maior campeonato da modalidade no País distribuídos em duas categorias, Pro e Light.

 

Bragantini

O automobilismo brasileiro perde mais um dos seus grandes pilotos de todos os tempos. Artur Bragantini, de 75 anos, morreu ontem em São Paulo, depois de alguns dias internado para tratar de uma DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Bragantini foi tricampeão brasileiro de Fórmula Ford, tendo vencido as temporadas de 1977, 1979 e 1980. Nos anos 80 brilhou no Campeonato Brasileiro de Marcas.

 

Ibiapina

O piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) e a equipe A8 Racing estão prontos para a 22ª edição da Copa Brasil de Kart. A competição está disputada no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, norte do Paraná. A competição começou ontem e vai até o dia 30 deste mês. O piloto da Orcali irá representar as cores da marca em duas categorias: Ok Júnior nesta semana, e Júnior Menor na próxima.