Policial

Alessandro Meneghel é solto após decisão do STF

Ele estava preso desde o dia 4 de outubro.

Alessandro Meneghel é solto após decisão do STF

Cascavel – O ruralista Alessandro Meneghel, que estava preso desde o dia 4 de outubro, teve a prisão revogada nesta quarta-feira (13) pelo juiz da VEP (Vara de Execuções Penais) de Cascavel, Paulo Damas. A soltura foi determinada com base na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que réus condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado, isto é, depois de esgotados todos os recursos. A decisão beneficia o ruralista, pois ele foi preso após determinação do Tribunal de Justiça enquanto recursos da condenação ainda estão em tramitação em esfera superior.

Informações extraoficiais dão conta de que ele estaria preso na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) mesmo a defesa ter apresentado petição para que não fosse transferido pra lá por conta de desafetos feitos no local após a Rebelião de 2014. Ele teria deixado a PEC ainda no fim da tarde de quarta-feira (13).

O que diz a defesa 

O advogado de defesa Cláudio Dalledone Júnior, emitiu uma nota afirmando que  “A defesa técnica de Alessandro Meneghel recebe com tranquilidade a notícia da soltura do pecuarista. A defesa pediu à justiça que a lei fosse cumprida e a Constituição Federal fosse respeitada. O processo de Alessandro Meneghel ainda não está transitado e julgado, o que lhe assegura o direito a não responder o processo preso”.

Entenda o caso

Alessandro Meneghel foi preso no dia 4 de outubro deste ano para cumprir em regime fechado a pena pela condenação pela morte do policial federal Alexandre Drummond Barbosa, ocorrida em 2012. A prisão foi determinada após o recurso que pedia para ele continuar em liberdade durante a tramitação de outros recursos que correm em esfera superior para a redução da pena ter sido negado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Alessandro foi condenado a 29 anos e um mês de prisão e cumpria a pena em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

O crime
O crime aconteceu em frente a uma casa noturna na Rua Paraná em 2012. Alessandro Meneghel e o policial federal Alexandre Drummond Barbosa teriam se desentendido dentro da boate. Meneghel saiu, foi até sua casa buscar uma arma e voltou ao local, onde atirou contra o policial que estava na calçada. Alexandre morreu na hora.
O caso gerou grande repercussão e comoção e foi alvo de muita polêmica durante todos os trâmites legais. Por conta disso, o julgamento aconteceu em Curitiba.
Meneghel foi preso horas depois do crime e foi solto em 2015, fazendo uso da tornozeleira.
Após a condenação, em 2017, Meneghel continuou em liberdade, a qual foi revogada com a decisão do dia 4 de outubro.
Alessandro Meneghel foi condenado a 34 anos e 6 meses de prisão em 2017, mas a pena foi reduzida para 29 anos pelo TJ.
Meneghel já esteve preso na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), onde, inclusive, intermediou as negociações para o fim da rebelião de agosto de 2014, quando cinco presos foram mortos.

Cláudia Neis