Nova Máquina facilita a vida do homem do campo A gestão continua investindo em ações voltadas ao homem do campo. Na semana passada a nova encanteiradeira, implemento que auxilia a construção de canteiros, foi utilizada pela primeira vez no município. O equipamento foi adquirido pela Prefeitura através de licitação no valor de R$11.960,00. O serviço pode ser utilizado por produtores que necessitam deste benefício, através de protocolo na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Técnico Agropecuário, Diomedes Cupertini, explica sobre as prioridades dos atendimentos no momento. “Hoje estamos dando prioridade às hortas que atendem a Cozinha Social e outros programas sociais. Além deste serviço, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também realiza o preparo do solo com grade arrastão e descompactação do solo (pé de pato)”.    A máquina funciona levantando os canteiros, propiciando um melhor plantio. “Ela auxilia o agricultor, pois há um ganho de tempo e economia de esforço, assim em pouco tempo preparamos os canteiros, dando condições para o agricultor plantar, melhorando sua produtividade”, declara Diomedes. Além disso, o técnico acompanha a horta desde o preparo do solo até a colheita, prestando assistência ao produtor no controle de pragas e doenças.

O agricultor Robson Marcelo do Bem teve a honra de inaugurar o equipamento, ele fala sobre os benefícios que ela traz para os produtores. “Essa máquina agiliza o trabalho da gente, pra termos uma qualidade melhor no final do produto. É mais rápido, pois se fosse fazer tudo na enxada demoraria muito mais tempo, o solo já fica preparado para o transplante das mudas e o resultado fica bem melhor”. Robson comenta o que será plantado na sua propriedade. “Aqui vamos plantar repolho, a colheita vai ser manual, leva em torno de 110 a 115 dias para colher. O técnico vai fazer o acompanhamento para que não tenha nenhum problema. Foi rápido o atendimento, só precisei realizar o protocolo, o clima prejudicou um pouco nesses dias de chuva, mas o pessoal atendeu bem rápido”, informa.