Cotidiano

Agosto Dourado: A amamentação favorece a saúde da mãe e do bebê

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 exatamente com o objetivo de conscientizar sobre a amamentação

Profissionais de saúde orientam sobre amamentação na Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Palácio do Catete.
Profissionais de saúde orientam sobre amamentação na Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Palácio do Catete.

Cascavel – A cor dourada é lembrada no mês de agosto, chamando a atenção para conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 exatamente com o objetivo de conscientizar sobre a amamentação, tão fundamental para a saúde das crianças, protegendo-as contra a obesidade, infecções, diarreia, infecções respiratórias e alergias.

“Fortalecer a amamentação educando e apoiando” é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022, escolhido pela Organização Mundial da Saúde, comemorada na primeira semana de agosto. Este ano a campanha quer envolver governos, agentes de saúde, empregadores e toda a comunidade para que estejam capacitados a fortalecer o apoio à amamentação no mundo pós-pandemia.

De acordo com a médica oncologista do Ceonc Hospital do Câncer, Michelle Hermann, os benefícios de amamentar são vários, ajudando a reduzir os riscos de câncer de mama, que é o mais incidente em mulheres no mundo, indicado por um estudo publicado pela revista científica Lancet em 2002, que envolveu 146 mil mulheres de 30 países. A experiência relata que o risco de desenvolver câncer de mama cai 4,3% a cada 12 meses de aleitamento.

Segundo a médica oncologista, durante a amamentação, ocorre a diminuição de taxas de hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer, como o estrogênio que é associado ao tumor hormonal. “É nessa fase que ocorre também o amadurecimento dos ductos mamários, por isso as mamas ficam mais protegidas pelas alterações celulares que causam o câncer”, explicou a médica.

Michelle reforçou ainda que o ato de amamentar ajuda também na prevenção das mastites, que é a inflamação nos tecidos mamários, da depressão pós-parto, perda de sangue evitando anemia, além de contribuir para a perda de peso. Tem mulheres que tem dificuldade de amamentar, mas, nesses casos, há onde pedir ajuda.

Banco de Leite

O Banco de Leite do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) tem consumo diário de 5 a 6 litros de leite, que alimentam os bebês internados na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários do hospital. Por isso, existe um trabalho constante para conseguir doadoras.

Para fazer parte desta ação e ser uma doadora de leite humano, é só ligar para o Banco de Leite, no telefone (45) 3321-5243. Toda mãe saudável e com exames pré-natais em dia pode realizar a doação, após a realização do cadastro ela irá receber as orientações necessárias, e um frasco esterilizado será levado até a casa da doadora, uma vez na semana a equipe faz a retirada do leite coletado.

Foto:ABR

+++

Sábado tem “Mamaço” no centro de Cascavel

O Projeto Maternar Cascavel junto ao Gesta Cascavel, voltou a organizar as ações do Agosto Dourado de forma presencial e com uma grande mobilização de parceiros no centro de Cascavel. Neste sábado (6), das 9h às 12h, em frente à Catedral de Cascavel, doulas e consultoras de amamentação e funcionárias do Banco de Leite vão dar orientações técnicas sobre amamentação e ajudar as mães que precisarem.

O Comboio da Saúde participa também com o ônibus da vacinação, para que os pais possam atualizar a carteirinha vacinal das crianças de até 2 anos. Às 10 horas será registrado o “mamaço”, momento em que as mães se unem para amamentar todas juntas. E durante todo o tempo, integrantes do Maternar e do Gesta estarão à disposição para orientar sobre como as famílias, os empregadores, os comerciantes e os profissionais da saúde podem dar apoio à mãe que amamenta.

Nayara Boiago, uma das organizadoras do evento, as ações presenciais têm um impacto visual e trazem visibilidade ao ato de amamentar. Para as mães que amamentam, será uma oportunidade de encontro, de fortalecer o pertencimento à uma causa tão nobre, para saber que estamos unidas nas dificuldades e percalços da amamentação e de exercer sua cidadania através do exemplo prático que apoia outras mães.

“Nossa ação de apoio, nesse ano, visa também mostrar às mães que elas podem recorrer a ajuda técnica, através de consultoria de amamentação e de orientações do Banco de Leite. Por isso, contaremos com profissionais presentes no dia para atender gratuitamente quem precisar”, ressaltou Nayara.