Agronegócio

Ações compartilhadas dão suporte às agroindústrias familiares

A pauta compreende a assistência às agroindústrias familiares

Foto: arquivo
Foto: arquivo

Uma série de reuniões será realizada nos próximos dois meses na região oeste do Paraná, na área de abrangência da regional do Instituto Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Toledo. O objetivo é o planejamento de ações compartilhadas com a Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), que tem sede em Santa Helena e atende 29 municípios. A pauta compreende a assistência às agroindústrias familiares.

Pela Biolabore o trabalho é desenvolvido pela parceria com a Itaipu Binacional, dentro do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável. Em parceria com o Instituto Emater e administrações municipais, inspeções e vigilâncias sanitárias, o que se almeja é oferecer suporte aos produtores e proprietários de agroindústrias para se adequarem às normas de produção e comercialização.

Na semana passada foi realizada uma reunião na sede regional da Emater, envolvendo ainda a Secretaria de Agricultura e Inspeção Municipal, além de representantes da Biolabore. O encontro foi em Toledo. O intuito é a integração da assistência técnica para dar suporte às agroindústrias do município.

 Planejamento conjunto

O planejamento de ações conjuntas é importante para o suporte em toda a regional do Instituto Emater, segundo o presidente da Biolabore, Douglas Kunz. “Além da reunião em Toledo, outras agendas devem ser viabilizadas nos municípios da região, principalmente com secretarias de agricultura e educação, inspeções municipais e vigilâncias sanitárias. Encontros com os produtores também serão feitos”, ressalta.

O trabalho com os produtores consiste de abordagem às necessidades de cada agroindústria. Cada instituição, conforme Kunz, cumprirá as metas e demandas voltadas à regulamentação e melhorias das agroindústrias familiares nos municípios.