Cotidiano

80% dos homens acima de 50 anos têm próstata aumentada

De acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2050 haverá cerca de 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos. Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, nesse período, os idosos serão quase 30% da população do Brasil, equivalendo a 66,5 milhões de brasileiros.

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, não é de admirar que a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) deva ter sua incidência e prevalência incrementada nos próximos anos. Uma previsão da OMS indica que a HPB acometerá, até essa época, cerca de 80% dos homens acima dos 50 anos.

Mas, o que é a HPB?

A próstata é uma glândula presente no organismo masculino, do tamanho de uma noz e responsável pela produção do líquido seminal. Por volta dos 45 anos, ela tende a aumentar naturalmente de tamanho, no que se chama Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB).

Apesar de frequente, essa condição prejudica a qualidade de vida do homem, afetando sua rotina e também a vida sexual.

O professor Francisco Cesar Carnevale, médico do Criep (Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa), destaca que dados recentes da OMS sugerem que a HPB ocorra em um quarto dos homens com 50 anos de idade; em um terço daqueles com 60 anos e em metade dos que têm 80 anos ou mais.

Dentre seus principais sintomas, estão a dificuldade para urinar, a necessidade frequente e urgente de urinar, o aumento da micção noturna, a constante sensação de não esvaziamento completo da bexiga, entre outros.

Tratamento

Considerada uma doença, por conta das consequências que traz para o bem-estar do paciente, a HPB pode ser tratada por meio de um método minimamente invasivo: a chamada Embolização das Artérias Prostáticas (EAP), realizada por via endovascular para reduzir o fluxo de sangue da glândula. “O procedimento é reconhecido como opção segura e eficaz”, garante o médico Francisco Cesar Carnevale.

Pioneiro no desenvolvimento dessa técnica, o médico conta que o procedimento é feito com anestesia local e o paciente recebe alta algumas horas após a intervenção. “O objetivo é diminuir o volume e alterar a consistência da próstata, tornando-a mais macia. Os resultados são muito satisfatórios: Já tratamos mais de 400 pacientes e a taxa de sucesso ficou entre 90 a 95%”, conclui o médico.

Mais informações: www.criep.com.br

Mitos e verdades sobre Hiperplasia Benigna Prostática
Atividade física diminui o tamanho da próstata
Mito
A hiperplasia benigna aumenta as chances do desenvolvimento de câncer
Mito
O aumento do volume da próstata é uma condição comum conforme os homens envelhecem
Verdade
Quanto maior a próstata, piores são os sintomas
Mito
Não há como prevenir o problema de próstata aumentada
Verdade
A frequência da atividade sexual interfere na Hiperplasia Benigna Prostática
Mito
A embolização da próstata é um procedimento eficaz, que não necessita de cortes e internação do paciente
Verdade
Existem remédios naturais que curam a próstata
Mito
Jato fraco pode ser próstata aumentada
Verdade
Próstata aumentada compromete o apetite sexual
Mito
Quem tem hiperplasia benigna pode fazer filho
Verdade
O problema de HPB pode acontecer em jovens
Mito