A Coopavel Cooperativa Agroindustrial acaba de comemorar 48 anos de constituição. Ela foi criada em 15 de dezembro de 1970 por um grupo formado por 42 produtores rurais. O desafio era oferecer uma nova opção aos produtores rurais, que na época dependiam integralmente de grandes empresas nacionais e estrangeiras do setor de grãos, diz o presidente da Coopavel, Roberto Wipych.

Os agricultores definiram em assembleia pela criação da cooperativa e escolheram Adolfo Cortese como primeiro presidente. A Cortese e a Wipych, ao lado de suas diretorias, coube a missão de iniciar o processo de estruturação física e industrial da Coopavel, que segue em ritmo intenso desde então.

Conceito

“Na época da fundação, o conceito de cooperativismo era ainda muito jovem na região e tudo era novidade aos agricultores convidados a cooperar. Felizmente, a mensagem foi entendida e a Coopavel prosperou”, lembra Wipych.

Dilvo Grolli, atual presidente, lembra que hoje a Coopavel é uma das maiores empregadoras do Paraná (tem 5,2 mil colaboradores e 5,5 mil cooperados) e está entre as 50 maiores empresas do Sul do Brasil e entre as 250 maiores do País. A riqueza gerada pela cooperativa, na casa de R$ 2,5 bilhões por ano, fica toda na região oeste do Paraná, ressalta Dilvo.

Diversificação

A cooperativa iniciou suas atividades na área de grãos e, gradualmente, diversificou suas atividades. Atualmente, ela atua nos setores da avicultura, suinocultura, indústrias de óleo, de trigo, de fertilizantes e têm quatro fábricas de ração, além de 28 unidades espalhadas por municípios do oeste e do sudoeste do Paraná. Um dos eventos para o campo mais conhecidos e conceituados do mundo, o Show Rural Coopavel, é organizado pela cooperativa.