Após semanas sem competições, a espera dos apaixonados pelo futebol termina nesta quarta-feira (17) com o início do Campeonato Paranaense de Futebol 2024. A TV Paraná Turismo fará a cobertura oficial da competição na tevê aberta com transmissão de um jogo de cada uma das 11 rodadas iniciais e de seis jogos das fases decisivas até a grande final, no dia 7 de abril. A disputa será pelo Troféu Gil Rocha, em homenagem ao jornalista que faleceu no ano passado.
A cobertura foi definida em uma parceria do Governo do Estado com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e conta com patrocínio da Sanepar. O primeiro jogo a ser transmitido será entre o Andraus, vencedor da última edição da segunda divisão, e o Ahtletico, atual campeão paranaense. Os dois times se enfrentam a partir das 20h desta quarta-feira, na Vila Capanema.
A partir da segunda rodada vão ser transmitidos jogos do Coritiba, Maringá, Cascavel, Cianorte, Operário, Londrina, PSTC, São Joseense e Galo Maringá. As transmissões de janeiro estão totalmente definidas, mas a programação das rodadas mais adiantadas ainda poderá sofrer alterações a depender do decorrer do campeonato, com prioridade para cobertura dos jogos que envolvam times em disputa da classificação. Eventuais alterações serão comunicadas pela TV Paraná Turismo e a FPF com antecedência.
Os fãs do esporte podem acompanhar as transmissões pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta, 509 na Claro/NET e frequência 3985 pela Star One D2. Em todo o Brasil, as partidas poderão ser assistidas pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2.
Os jogos com transmissão ao vivo na tevê aberta ocorrem sempre aos sábados e quartas-feiras, com exceção da última rodada da primeira fase, quando todos os times entram em campo de forma simultânea às 16h de domingo, dia 25 de fevereiro.
FORMATO – O campeonato seguirá a mesma fórmula de 2023, com 17 rodadas, sendo 11 classificatórias com todos os clubes se enfrentando em turno único. Os 12 clubes que participam desta edição são: Azuriz, Cianorte, Athletico, Andraus, Coritiba, Cascavel, Galo Maringá, São Joseense, Londrina, Maringá, Operário e PSTC.
Os oito melhores times seguem para as quartas de final, quando se enfrentam em mata-mata em jogos de ida e volta, com enfrentamento do melhor classificado na primeira fase enfrenta contra o oitavo colocado, o segundo contra o sétimo e assim por sucessivamente. Os classificados seguem para a semifinal e final no mesmo formato, também decididos em dois jogos.
Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Estadual de 2025. O estadual também concederá três vagas para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 aos times paranaenses mais bem classificados e que não disputem outras divisões do campeonato nacional.
Em acordo entre a FPF e os clubes, partir das semifinais os jogos contarão com a presença do VAR (sigla para Video Assistant Referee, ou Arbitro Assistente de Vídeo em português).
Fonte: AEN/Foto: Assessoria FC Cascavel