Botafogo e São Paulo entraram em campo na manhã deste sábado (21), abrindo a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno, no estádio Nilton Santos. Em uma partida animada do começo ao fim, um gol de Pablo já nos acréscimos definiu a vitória da equipe visitante. O outro tento do Tricolor foi marcado por Hernanes, enquanto João Paulo descontou para os cariocas.
Com o resultado, o São Paulo chega aos 35 pontos e sobe, momentaneamente, para a quarta colocação. Já o Botafogo, que estacionou com 27 pontos, permanece na décima posição.
+ Confira a tabela completa da Série A do Brasileirão
O jogo
Botafogo e São Paulo fizeram um primeiro tempo de partida bastante movimentado, com ambas as equipes criando boas oportunidades de gols. Apesar de estar atuando longe de seus domínios, o São Paulo foi o primeiro a levar susto ao goleiro adversário. Aos sete, o Tricolor teve chance quando Reinaldo levantou a bola na área, Pablo desviou e Tchê Tchê apareceu para finalizar por cima do gol. Quatro minutos mais tarde, foi o próprio Reinaldo que arriscou de longe, obrigando Gatito fazer grande defesa.
O Alvinegro carioca deu a resposta aos 21 minutos, quando a equipe chegou com boa troca de passes na área são-paulina. Gustavo Bochecha saiu na cara do gol e finalizou, mas Tiago Volpi fez ótima intervenção e manteve o placar zerado.
Com o jogo lá e cá, o São Paulo finalmente conseguiu inaugurar o marcador aos 36 minutos. Toró descobriu Hernanes, que invadiu a área, tirou o zagueiro Marcelo Benevenuto da jogada e bateu no canto. A bola ainda bateu na trave antes de entrar: 1 a 0 para o Tricolor paulista.
O gol animou o time comandado pelo técnico Cuca, que foi para cima. Três minutos depois, os visitantes tiveram ótima chance de ampliar, mas pararam na trave de Gatito Fernández. Hernanes bateu escanteio, e Pablo foi mais alto do que toda a defesa botafoguense, desviando a bola, que explodiu no poste.
Quando a partida já se encaminhava para o intervalo com vitória parcial do São Paulo, o Botafogo tratou de deixar tudo igual no estádio Nilton Santos. Gustavo Bochecha tocou para João Paulo. O camisa 5 passou por Juanfran e bateu colocado, sem chances para Tiago Volpi: 1 a 1 e fim da etapa inicial.
Na volta dos vestiários, os times continuaram com o jogo intenso e com boas chegadas. Logo aos quatro, Daniel Alves finalizou com força de fora da área, mas Gatito caiu bem para mandar para escanteio.
O Botafogo também levou perigo aos 11, quando o lateral Marcinho experimentou de fora da área, mas Tiago Volpi defendeu. O Tricolor deu a resposta aos 15, com Antony, que invadiu a área e bateu com a canhota, mas viu a bola se perder pela linha de fundo.
O São Paulo teve mais uma grande oportunidade aos 21 minutos. Reinaldo arriscou de longe, mandando uma bomba, mas a bola passou à direita do gol defendido por Gatito.
Os visitantes se mantiveram melhor no segundo tempo, tendo mais posse de bola e criando as melhores chances. Já nos acréscimos, aos 46, a pressão surtiu efeito. Daniel Alves fez bom cruzamento, e o zagueiro Arboleda desviou. A bola encontrou Pablo, que de pé esquerdo mandou para o fundo do gol: 2 a 1.