São Paulo – Pela sexta vez na temporada, Lewis Hamilton recebeu a bandeira quadriculada. Na manhã deste domingo (23), o piloto inglês dominou de ponta a ponta o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e conseguiu mais uma vitória ano. Se na frente o inglês dominou, a corrida foi muito equilibrada na disputa pelas outras posições. Massa brigou bastante, Kvyat voou e a Ferrari errou, dando a Romain Grosjean seu primeiro pódio em 2015.
Largando na pole position, Hamilton apertou o pé desde o começo da corrida. A largada, porém, reservou surpresas. Sérgio Pérez largou em terceiro e passou Rosberg, chegando à segunda colocação. Daniel Ricciardo foi no embalo: começou em quinto e pulou para terceiro. Felipe Massa, que começou em sexto, perdeu colocações, mas se superou ao decorrer da corrida.
As primeiras voltam marcaram a superioridade da Mercedes. Hamilton continuou em primeiro e Nico Rosberg retomou a segunda colocação. Pérez, em terceiro, e Ricciardo, em quarto, brigavam bastante pelas colocações. Massa ressurgiu aos poucos e brigou na frente. A corrida mudou na 21ª volta, quando a Red Bull do australiano deu pane e Ricciardo teve que sair da pista.
A ausência do australiano abriu espaço para Romain Grosjean, da Lotus, e Daniil Kvyat, da Red Bull, brilharem. O piloto francês, que largou na nona posição, pisou fundo para ganhar posições até chegar à disputa pela terceira colocação com Sebastian Vettel.
O alemão, após ter largado em oitavo, fez boa corrida de recuperação em uma estratégia ousada da Ferrari em trocar os pneus somente uma vez, enquanto todas as outras equipes mudaram o jogo em duas oportunidades.
Enquanto Grosjean conquistava segundos a cada volta pela terceira posição, o russo Kvyat voava atrás após ter colocado pneus macios. O piloto da Red Bull ultrapassou Bottas, Verstappen, Raikkonen, Massa e Pérez em poucas voltas para acabar a corrida na quarta posição. Faltando uma volta para o fim, o pneu traseiro de Vettel estourou e abriu espaço para Grosjean finalmente concretizar a ultrapassagem após ter feito excelente corrida pela Lotus.
Felipe Massa também foi beneficiado pelo erro da antiga equipe e acabou na sexta colocação. Oito pontos que o fizeram chegar à quinta colocação no campeonato e ultrapassar o companheiro de Williams Valtteri Bottas.
Como era de se esperar, Deus salvou a rainha novamente no pódio, com Lewis Hamilton na primeira posição, enquanto seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, acabou em segundo. A surpresa ficou pela inesperada Marselhesa de Romain Grosjean, que cantou de galo após ter feito seu primeiro pódio em 2015. Uma terceira posição com gosto de vitória para Grosjean.
(Com informações do Lance!)