55ª EDIÇÃO

Copinha abre o ano do futebol; Timão é favorito

A Copinha abre o calendário do futebol brasileiro nesta quinta-feira (2)
Acompanhe a 55ª edição da Copinha! Conheça a fórmula de disputa, os times participantes e a expectativa para a grande final - Foto: FPF

São Paulo - Historicamente, a Copinha abre a temporada do futebol brasileiro e em 2025, não será diferente. O torneio tem início marcado para esta quinta-feira (2) e a final acontece dia 25 de janeiro, data do aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo na reabertura do Pacaembu. A edição deste ano marca a participação inédita do FC Cascavel, que fará sua estreia no próximo domingo (5).

Sobre a competição

A 55ª edição da Copinha terá a mesma fórmula de disputa dos anos anteriores. Os 128 times estão divididos em 32 sedes na primeira fase, classificando os dois melhores à fase de mata-mata decidida em jogo único, até se chegar à final.

Maior campeão com 11 títulos, o Corinthians está no Grupo 27, situado em Santo André, ao lado do time da cidade, Rio Branco, do Acre, e Porto Velho, de Rondônia. Bicampeão da Copinha, o Palmeiras está em Barueri, no Grupo 19, ao lado de Oeste, Santa Cruz-AC e Náutico-RR. Tricampeão, o Santos aparece no Grupo 7, que também é composto por Ferroviária, time da cidade sede (Araraquara), Jaciobá-AL e Tirol-CE.Outro clube paulista multicampeão da maior competição de base do Brasil é o São Paulo. Dono de quatro títulos, o Tricolor está alocado em Jaú, ao lado do XV de Jaú, Picos-PI e Serra Branca-PB.

Fora do estado, Internacional e Fluminense são os clubes que possuem o maior número de títulos, cinco cada, e estão nos Grupos 29 (Guarulhos) e 10 (Lins), respectivamente. Os colorados enfrentarão Flamengo-SP, Barra-SC e América-SE na Copinha. Já o tricolor carioca terá o Linense-SP, Coimbra-MG e Inter de Limeira-SP como rivais.

FC Cascavel

O FC Cascavel está no grupo 20, que será disputado em Embu das Artes, e terá como adversários o Referência (SP), Boavista (RJ) e Sport (PE).