Treinamento, preparo e equipamento fizeram a diferença ontem para a dupla brasileira Reinaldo Varela e Maykel Justo, que disputa na categoria UTV na 43ª edição do Rali Dakar, nas regiões desérticas da Arábia Saudita.
No meio das dunas e após centenas de saltos, a quebra de uma junta homocinética forçou o duo da equipe Monster Energy Can-Am a realizar um conserto relâmpago para substituir o kit formado pela peça e o eixo traseiro direito. Com agilidade, Varela e Justo conseguiram trocar o conjunto em menos de 15 minutos, em uma operação que demoraria cerca de uma hora e meia se fosse realizada em um carro normal e em uma oficina comum.
“A homocinética é onde vai conectado o eixo da roda que transfere a força do motor – ela toda a força do motor e também sofre com as batidas do carro contra o solo. Com a velocidade constante, subidas íngremes e os saltos intermináveis que fizemos hoje nas dunas durante mais de 400km da especial, ela acabou quebrando”, explica Reinaldo Varela. “Essa é a hora que o treinamento, a experiência e a qualidade do equipamento que usamos aparecem. No Dakar, nós carregamos um kit de reparos de emergência. Felizmente, fizemos a lição de casa e isso nos permitiu continuar na corrida ainda sonhando em brigar pela ponta”, resume o piloto da equipe Monster Energy Can-Am.
Campeão do Dakar em 2018, Varela e o navegador Maykel Justo ainda tiveram um pneu furado, que foi trocado em pleno deserto em cerca de seis minutos – o que rendeu à dupla um atraso de aproximadamente 22 minutos em seu tempo normal, terminando o dia no 16º lugar. No acumulado da prova, a dupla está na nona colocação.
Mais difícil do mundo
“Essas coisas são o que mais acontecem no Dakar. Não é à toa que essa é a prova mais difícil do mundo”, pondera Maykel Justo. “Felizmente, estávamos preparados. Agora é manter o foco e continuar a andar forte como temos feito”, continua o navegador da equipe Monster Energy Can-Am.
A vitória no terceiro dia do Dakar na categoria UTV ficou com a dupla chilena Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Vinagre, que também ocupa a liderança do Dakar.
Nesta quarta-feira, quarto dia de competição do Dakar 2021, a caravana do rali sairá de Wadi Ad-Dawasir para chegar à capital saudita, Riad. “Se incluirmos o deslocamento, este é o dia mais longo de todo o rali. Serão ao todo 813 km – uma distância realmente respeitável! -, com 337 km de especiais em alta velocidade”, observa Maykel Justo.
Fórmula 1
A pandemia do coronavírus continuará afetando a Fórmula 1. O GP da Austrália, marcado para abrir a temporada deste ano no dia 21 de março, em Melbourne, deverá ser adiado.
Dudu Barrichello
Eduardo Barrichello muda o foco da sua carreira e depois de dois anos competindo na USF2000, nos Estados Unidos, tendo sido vice-campeão no ano passado, concentrará seu futuro na Europa. O filho mais velho de Rubens Barrichello vai disputar a F-Regional Alpine nesta temporada, correndo pela equipe JD Motorsport, com apoio da Toyota Gazoo Racing.