Esportes

Brasil passa em branco no primeiro dia do Mundial de Astana

Felipe Kitadai e Nathalia Brigida perdem disputas por bronze em dia de frustração para Sarah Menezes

Rio de Janeiro – O Brasil passou em branco no primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de judô, em Astana, no Cazaquistão. Felipe Kitadai, na categoria até 60kg, e Nathalia Brígida, até 48kg, perderam as disputas de bronze nesta segunda-feira (24) e terminaram em quinto lugar.

Kitadai não teve sucesso na tentativa de conquistar sua primeira medalha em Mundiais. Ele perdeu o bronze para o japonês Toru Shishime, por ippon. Antes, havia vencido o sul-coreano Hyuk Choi pela repescagem.

Brigida também levou a pior contra uma japonesa. Na semifinal, a medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, foi derrotada por ippon pela bicampeã mundial Haruna Asami. Na disputa pelo terceiro lugar, viu outra atleta do Japão estragar seus planos: Ami Kondo.

Mais cedo, a campeã olímpica nos Jogos de Londres Sarah Menezes levou a pior na estreia no Mundial. A atleta da categoria até 48kg caiu diante da belga Charline Van Snick, atual medalhista de bronze olímpica. Já Eric Takabatake havia sido eliminado pelo bicampeão mundial júnior, o japonês Toru Shishime, nas oitavas.

O Brasil tem 18 representantes em Astana. No feminino, além de Sarah e Nathália (48kg), estão Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg ) e Rochele Nunes (+78kg) representam o país.

Já no masculino, além de Kitadai e Takabatake (60kg), compõem o grupo Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e David Moura (+100kg) também lutam.

Na última edição do Mundial, em Chelyabinsk (RUS), o Brasil faturou quatro medalhas: ouro com Mayra Aguiar (78kg), prata com Maria Suelen Altheman (+78kg) e bronzes com Érika Miranda (52kg) e Rafael Silva, o Baby (+100kg). O último não está no Cazaquistão, por causa e uma lesão no músculo peitoral.

Nesta terça-feira (25), o Brasil tentará medalhas com Charles Chibana (66kg) e Érika Miradana (52kg). As eliminatórias começam às 2h30 (de Brasília), e as finais, às 8h.

(Com informações do Lance!)