RIO? O dia na Praia do Flamengo começou ao som de Michael Jackson. “I want you back” ecoou no teste de som durante os preparativos para a estreia da vela na Olimpíada do Rio. Alguns atletas chegaram na Marina da Glória de bicicleta como dinamarquês Michael Hansen, que mesmo com os bicicletários lotados encontrou um lugar para estacionar a sua bike. No entanto, o velejador demorou a entrar na Arena porque um dos leitores de código de barras quebrou e provocou uma pequena fila. Segredos Olímpicos: Remo
Pouco depois das 10h, voluntários começavam a acertar os últimos detalhes para a prova e garis da prefeitura do Rio limpavam o entorno. Um brasileiro aguardava, solitário, sentado na areia:
? Vela? Não. Vim aqui para pensar um pouco na vida e nos meus problemas. Aqui é mais calmo, longe da confusão ? disse o mestre de obras José Martins, que vestia a camisa da seleção brasileira de futebol.
A classe Laser é uma das categorias que estreia nesta segunda-feira, a partir das 13h . Serão duas regatas. O nome mais importante da prova é o bicampeão olímpico Robert Scheidt, que tenta sua sexta medalha olímpica. O principal adversário do brasileiro é o britânico Nick Thompson, atual bicampeão mundial.
No feminino, o Laser Radial, o Brasil será representado por Fernanda Decnop.
Outra classe que estreia nesta segunda-feira é o RS:x, a prancha a vela. Patrícia Freitas e Ricardo Winicki, o Bimba, defendem as cores verde-amarelo. Serão três regatas.