Depois de 18 meses no comando técnico do Grêmio, Roger Machado entregou o cargo, após a derrota de 3 a 0 do clube gaúcho para a Ponte Preta. O tricolor do Rio Grande do Sul só havia conquistado 2 dos últimos 15 pontos disputados, e se afastou da disputa pelo título brasileiro, com apenas 37 pontos em 25 rodadas (aproveitamento de 49,3%).
TABELA: Jogos e classificação da Série A
Ídolo do Grêmio nos anos 90, Roger ficou no comando do clube por 18 meses. Em 93 partidas, foram 48 vitórias, 21 empates e 24 derrotas. Apesar do aproveitamento de quase 60%, o técnico não conquistou títulos pelo tricolor gaúcho.
Roger chegou ao Grêmio em maio do ano passado, para substituir o técnico Luiz Felipe Scolari. No Brasileirão de 2015, fez o seu melhor trabalho, levando o time à Libertadores com o terceiro lugar. Em 2016, manteve o tricolor clube entre os candidatos a título nas 20 primeiras rodadas. A partir do 21º jogo, porém, acumulou dois empates e três derrotas, o que afastou o Grêmio das primeiras posições. Hoje, o clube está na oitava posição, a cinco pontos do G-4.