Cotidiano

Volkswagen comemora 50 anos do SP, um dos modelos mais bonitos da história

Volkswagen comemora 50 anos do SP,  um dos modelos mais bonitos da história

Considerado um dos modelos mais bonitos da história da Volkswagen em todo o mundo, o VW SP completou no dia 26 de junho, 50 anos do seu lançamento no Brasil, em 1972.

Volkswagen e o SP2 Club reuniram os amantes do modelo no Motor Park, primeiro parque temático de mobilidade do Brasil, no Haras Tuiuti, interior de São Paulo. Mesmo 50 anos depois, foi possível reunir 18 unidades do VW SP2, em excelente estado de conservação, em um dos maiores encontros do modelo já realizado desde o lançamento na década de 1970.

“O SP foi um ‘halo car’, um modelo único. O time de design da época foi genial no desenvolvimento desse carro, trazendo um motor traseiro, mas com capô bastante alongado, e uma linha traseira espetacular, com um tratamento de superfície envolvendo as lanternas e o para-choque com um trabalho excepcional. E, claro, é possível enxergar traços nos outros projetos que foram criados no nosso estúdio aqui no Brasil como Gol, Brasília e Fox”, elogia José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen América Latina.

André Drigo, gerente Executivo de Desenvolvimento de Produto, reforça: “Essa celebração de 50 anos não é apenas do SP. Esse carro representou nos anos 1970 um marco na indústria como um todo. É muito interessante podemos ver vários itens e definições que surgiram na época, mas que que seguem funcionais até hoje. Certamente utilizamos algumas teorias e conceitos dessa época e aplicamos nos novos modelos em desenvolvimento.”

 

Os ‘pais’ do SP

O designer responsável pelo desenho do modelo, José Vicente Martins, conhecido como “Jota”, e o engenheiro mecânico responsável pelo projeto, Claudio Menta, contam histórias exclusivas do nascimento do ícone.

“A pedido do presidente da Volkswagen na época, sr. Rudolf Leiding, iniciamos os primeiros desenhos do SP na década de 1960. Procurei desenhá-lo bastante baixo e com vidros inclinados, dando o ar de esportividade que pensava. Já no primeiro esboço, consegui deixá-lo como queria”, relembrou Jota, que na época integrava o time de designer da VW, chefiado por Márcio Piancastelli.

Com os primeiros desenhos em mãos, o desafio de criação de um modelo no Brasil e produzi-lo em escala começaram a aparecer. Executivos de todas as áreas se uniram para encontrar o melhor caminho para conceber o esportivo.

“O primeiro desafio que tivemos foi construir uma carroceria com componentes de chapa rebitados, e não soldados. Após estudos e tentativas, chegamos à conclusão que não era viável esse processo de produção. Então, passamos ao processo tradicional de fabricação de carrocerias”, relatou Menta.

“Não era comum criar carros no Brasil na época. Por conta disso, originamos o SP de um carro alemão, usando o chassi da Variant, e construímos um carro novo em cima dele”, concluiu Jota.

O SP1 trazia o motor 1,6L, de 65 cv de potência. Já o SP2 estava equipado com o motor 1,7L, gerando 75 cv. Com linhas esportivas e luxuoso, o interior oferecia bancos exclusivos, além do console e painel central em peça única. O painel de instrumentos, avançado para a época, contava com marcador de temperatura do óleo, amperímetro e relógio.

 

Coleção de cards marca a data

Em uma homenagem aos 50 anos do lançamento do SP2, a Volkswagen anuncia uma nova coleção de cards em NFTs. A “SP2 Collection” é a quarta coleção a estrear na plataforma Digital Garage VW (www.digitalgaragevw.com) desde seu lançamento em abril deste ano, em parceria com a OnePercent, startup de soluções em blockchain líder da América Latina. No ar, a nova coleção oferece 23 itens digitais exclusivos entre imagens estáticas e em movimento.

A coleção traz aspectos da fotografia e das artes gráficas que remetem a uma linguagem estética da década de 1970. O próprio veículo virou um ícone automotivo na época, sendo considerado um dos mais bonitos da história da Volkswagen em todo o mundo.

Ao todo são 23 itens, distribuídos entre os níveis de raridade Hero, Premium e Legend. Os pacotes são vendidos com duas faixas de preço. O pacote Legend Edition custa R$ 75 e o comprador receberá cinco cards sorteados de forma randômica. Há ainda uma outra opção de pacote chamada de Hero Edition com o valor de R$ 50 em que o comprador leva três cards e visualiza em sua carteira da Digital Garage VW. Com a compra do primeiro pack, o usuário aumenta as chances de tirar os cards mais raros. As vendas chamaram atenção do público brasileiro pela tradicional paixão por carros e também pelo modo facilitado de pagamento. A plataforma oferece três formas de pagamento: PIX (no Brasil) e mais o cartão de crédito nacional ou estrangeiro e ainda por USDC, uma criptomoeda conhecida no mercado de criptomoedas.