Cotidiano

Uma corrida animal invade o Parque da Cidade

NITERÓI – O Parque da Cidade sedia neste domingo a segunda edição da Canicross, uma corrida de montanha na qual donos de cachorros podem competir com seus animais. A modalidade off road terá um percurso de seis quilômetros e a “cãominhada” será de três quilômetros. A largada e a chegada serão na sede do parque. O prêmio será um saco de 15 quilos de ração super premium, além de brindes, que serão distribuídos durante a competição.

— Já pratiquei todos os esportes e tipos de corrida, mas vencer um desafio ao lado do seu cachorro é algo que não dá para explicar. É a superação de um desafio pelo qual passamos juntos — define o professor de Educação Física William Oliveira, que organiza o evento junto a Leonardo Lila e Fábio Lemos.

Criada no Reino Unido como forma de treinamento para cães de trenó, a corrida foi trazida ao país pela Canicross Brasil.

— Faço corridas de montanha em Saquarema, e as pessoas começaram a me pedir para correr com seus cães. Eu também já corria com os meus animais e resolvi pesquisar sobre o assunto. Conheci o esporte e resolvi trazer para o país — diz Oliveira.

A primeira edição da prova reuniu 50 participantes e a organização espera alcançar o mesmo número desta vez. Em julho, a competição vai ser promovida em Saquarema. E em setembro será em São Roque, interior de São Paulo.

— Os parques do Rio não permitem a entrada de animais, e Niterói já nos oferece essa possibilidade. O público daqui é muito interessante, vibra quando passamos pela sede do parque, é estimulante — diz Leonardo Lila.

O analista de sistemas Dárcio Alves vai competir pela segunda vez com Thor, seu cão. Ele faz questão de vir de São Paulo para participar da prova.

— Em São Paulo, ainda não são realizadas corridas de montanha com animais. Há apenas pequenas provas de asfalto. Treino junto com o Thor e garanto que poder interagir com ele na natureza é incrível — afirma Alves.

Limite mínimo de idade

A organização do evento esclarece que há um limite mínimo de idade para o condutor, que deve ter mais de 7 anos, e para os cães, que deve ter mais de 1 ano. Também é recomendado que a dupla seja submetida a exames e esteja bem condicionada. A competição não exige pedigree, mas não é permitida a participação de animais de focinho achatado, como o buldogue. Para a prova, deve ser usado cinto que se conecta a uma corda elástica ligada ao Harness, uma espécie de colete de tração usado pelo cão. A corda serve para reduzir o choque entre ambos. Haverá postos de hidratação com bomba manual para encher o reservatório de água do condutor e outro galão para o cão.

— Os animais se divertem muito durante a corrida e o exercício faz muito bem para eles, assim como faz para a gente — complementa Lila.

Quem quiser participar tem até hoje para se inscrever pelo site: www.canicrossbrasil.com. O valor da canicross é R$ 150 e a inscriçãompara a “cãominhada” custa R$ 110. A entrega dos kits será amanhã, das 10h às 19h; e no próprio domingo, das 7h às 7h50m, na sede do Parque da Cidade.