A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) abriu, na manhã desta segunda-feira (15), a série 2024 da “Escola de Governo”, ferramenta de transparência adotada pelo prefeito Leonaldo Paranhos desde o início da gestão. O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, apresentou os números da pasta no ano passado e as ações projetadas para 2024.
O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que nos últimos sete anos foram investidos R$ 2,4 bilhões na saúde em Cascavel, resultando em grandes avanços para o setor, com a construção de novas unidades, reformas e investimentos em ações e projetos.
“Eu saio hoje daqui desta escola de governo com muita esperança de continuar esse grande trabalho de transformação da saúde pública de Cascavel, que é referência para o Brasil”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, foi assinada a ordem de serviço da Unidade Saúde da Família (USF) do bairro Santa Felicidade. O prefeito também assinou a liberação de empenhos no valor de R$ 22,3 milhões.
O secretário Miroslau Bailak lembrou que cabe ao Município a responsabilidade da gestão básica da saúde, mas Cascavel tem ido além, oferecendo atendimento na atenção médica e, eventualmente, serviços de alta complexidade, como exames e cirurgias eletivas.
“Esses serviços não são de nossa responsabilidade, mas realizamos um grande número deles. Foram mais de 663 cirurgias nos últimos sete meses, com recursos da Câmara de Vereadores, e mais de 16 mil exames complementares, como tomografia, ressonância, eletromiografia, polissonografia, que antes só eram feitos em Curitiba, agora são realizados aqui no município de Cascavel e continuaremos fazendo”, destacou.
Diariamente, a Secretaria de Saúde atende cerca de 2,2 mil consultas médicas, que, somadas aos atendimentos nas 3 UPAs e no Centro de Especialidades, totalizam 3,3 mil consultas diárias.
Dentro do planejamento para 2024, estão previstas a construção de obras, tais como a USF Santa Felicidade, USF Alto Alegre/Palmeiras, USF Lago Azul, Caps I, USF Santa Cruz e Central de Materiais.
Também neste ano, acontecem as reformas das seguintes unidades: USF Brasmadeira, USF Espigão Azul, UBS São Cristóvão, USF São João, USF Santa Cruz, USF Sede Alvorada e USF São Salvador.
Algumas das unidades a serem construídas ou revitalizadas aguardam viabilização de recursos complementares. Em destaque, a implantação de novos centros materno-infantis, da unidade de emergência odontológica na UPA Tancredo, a implantação da Telemedicina e Pós-Graduação para Tecnólogos em Gerontologia, este através da Escola de Saúde Pública do Município.
Na próxima quarta-feira (17), será a vez da Secretaria de Assistência Social (Seaso) apresentar os números na Escola de Governo.
Fonte: Secom