FOZ DO IGUAÇU

Programa de extensão universitária da Itaipu vai impactar 60 municípios do PR e MS

Wilson Zonin, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
Wilson Zonin, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Nesta segunda-feira (18), a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec deram um passo importante no Programa de Extensão para a Sustentabilidade Territorial. Durante a cerimônia em Foz do Iguaçu, foram entregues 560 computadores para projetos de extensão vinculados a 16 universidades, com investimentos que totalizam R$ 25,3 milhões nos próximos 20 meses.

O programa beneficia 60 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, com foco no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Ao todo, selecionou-se 208 projetos de 965 bolsistas (professores e alunos). Cada iniciativa receberá, em média, R$ 83 mil para fomentar ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Equipamentos e Parcerias Estratégicas

Os notebooks entregues auxiliarão os bolsistas na execução das iniciativas, que abrangem áreas como educação ambiental, gestão de bacias hidrográficas, agricultura familiar, energias renováveis, plantas medicinais, piscicultura e comunidades tradicionais, entre outras.

Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu, destacou o impacto abrangente do programa:

“O alcance desse projeto é imensurável. São quase mil bolsistas cujos trabalhos vão reverberar em outras pesquisas e contribuir para diversos campos da ciência.”

Papel das Universidades no Desenvolvimento Regional

Representantes das universidades estaduais e federais reforçaram a importância do apoio da Itaipu e do Itaipu Parquetec. Alexandre Weber, reitor da Unioeste, elogiou o papel das instituições no desenvolvimento das comunidades. Além disso, reitores e gestores de diversas universidades destacaram como a formação de uma rede de bolsistas pode gerar mudanças significativas.

Ademais, instituições como UEL, UTFPR, Unila, UEM, UFMS, entre outras, participaram do evento, demonstrando o amplo engajamento acadêmico na iniciativa.

Climatologista Alerta para Emergência Climática

Encerrou-se a programação com uma palestra do renomado climatologista Carlos Nobre. Portanto, ele apresentou dados preocupantes sobre os efeitos das mudanças climáticas, como o aumento da frequência de tempestades e secas, e alertou sobre os “pontos de não retorno” do planeta, incluindo a perda de gelo no Ártico e o colapso de ecossistemas como a Amazônia.

“A adaptação das cidades e a proteção de ecossistemas vitais são urgentes”, afirmou Nobre, reforçando a necessidade de ações imediatas para enfrentar a crise climática.

Por fim, com a entrega dos computadores e a formação de uma rede de bolsistas, a Itaipu Binacional avança em sua missão de promover a sustentabilidade territorial, integrando ciência, tecnologia e responsabilidade ambiental.

Fonte: Itaipu