RIO ? Antes de existir Frank Underwood, o congressista americano sedento por poder, havia Francis Urquhart, que articulava sua ascensão no parlamento britânico. Para os que já terminaram de assistir à quarta temporada da série “House of Cards”, da Netflix, estreia na TV aberta a primeira versão da história, produzida pela BBC em 1990. A TV Cultura transmite os 12 episódios semanalmente a partir desta terça-feira (14/06), às 22h.
Apesar de o cenário e seus contextos políticos terem mudado, os programas têm muito em comum: ambos os roteiros são co-assinados pelo escritor Michael Dobbs, criador da trilogia de romances “House of Cards”. As confidências do personagem de Kevin Spacey com a câmera, representadas primeiro pelo escocês Ian Richardson, são uma das características importadas do Reino Unido.
A produção da BBC é mais próxima dos livros do que a mais recente. Urquhart é o nome criado por Dobbs para o personagem original, e a trama é dividida em temporadas correspondentes aos volumes da trilogia, “O original“, “Jogos com o rei“ e “Corte final“.
Confira a abertura do programa: