Cotidiano

Ônibus elétrico: "é um veículo sustentável, sem poluição e com muito conforto", avalia Paranhos

Ônibus elétrico: "é um veículo sustentável, sem poluição e com muito conforto", avalia Paranhos

Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, acompanhado do vice-prefeito Renato Silva, e da presidente da Tansitar, Simoni Soares, acompanhou a primeira viagem de um ônibus elétrico no município. O veículo saiu do pátio da empresa Viação Capital do Oeste, e seguiu até o Terminal Oeste.

Nossa equipe de reportagem esteve dentro do ônibus e acompanhou o trajeto. Foi possível notar uma série de benefícios que os novos coletivos trarão aos usuários do transporte público, como ar-condicionado, internet via Wi-Fi, entradas USB para carregar os aparelhos de celular, televisores que mostram a velocidade do ônibus, a temperatura e a hora, além de câmeras de monitoramento para garantir mais segurança.

A cidade será contemplada com 15 veículos elétricos (10% da frota) em abril, e segundo Paranhos, a intenção é iniciar o funcionamento no dia 1º de maio, no Dia do Trabalhador.

Para dirigir estes veículos, os 71 motoristas (36 da Capital do Oeste e 35 da Pioneira) passarão por um período de treinamento, tanto na teoria, quanto na prática.

“É um ônibus sustentável, sem poluição, com muito conforto, com sistema de monitoramento. Era uma necessidade, nosso objetivo é que o município possa por ano, trocar 10% da frota. Nosso planejamento foi de em 10 anos, trocarmos 100% da frota”, disse o prefeito.

Paranhos também comentou sobre a tarifa do transporte, que não deverá ser impactada inicialmente.

Eletroterminal

A presidente da Transitar, Simoni Soares, explicou alguns detalhes sobre o eletroterminal, espaço que será destinado para a recarga dos ônibus elétricos.

Conforme Simoni, as obras ocorrem em duas etapas. “A primeira é da obra civil, que está em andamento de acordo com o cronograma, e na sequência ocorrerá a instalação dos carregadores, que será realizada por outra empresa que ganhou a licitação”, detalhou.

O eletroterminal vai contar com sete carregadores, cada um com duas mangueiras, e vai poder carregar 14 veículos de forma simultânea.

Simoni ainda disse que haverão outros dois pontos para carregar os veículos. “Nós também teremos dois carregadores, um no Terminal Leste e um no Terminal Sul”, pontua.

Mais sobre os ônibus

Cada ônibus terá cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para 75 passageiros. Equipado com baterias totalmente elétricas, possui autonomia de 270 km e pode ser carregado em até 4 horas. Além disso, eles terão como ar-condicionado, conexão wi-fi e tomadas para recarga de celulares.

No total serão 13 ônibus padrão e dois articulados que irão compor a frota. O custo dos ônibus é de R$ 42 milhões.

Com os novos ônibus a empresa vai mandar um contêiner com peças dos ônibus, caso seja necessário a troca que será coordenado pela a empresa que vencerá a licitação para administrar o sistema.

Foto: Paulo Eduardo/O Paraná