Cotidiano

Justin Trudeau e Ivanka Trump assistem a musical da Broadway

Theater Trudeau Come From Away

NOVA YORK ? O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, Donald Trump, assistiram a um novo musical da Broadway que celebra a compaixão que o Canadá expressou ao receber os viajantes internacionais cujos voos foram desviados após o 11 de Setembro. Trudeau, Ivanka e cerca de 120 embaixadores de todo o mundo compareceram ao espetáculo ?Come From Away? na noite de quarta-feira, no Teatro Gerald Schoenfeld, em Nova York, onde 3 mil pessoas morreram nos atentados de 2001.

O musical é ambientado na pequena cidade de Gander, em Newfoundland, que abriu seus braços e casas para cerca de 7 mil passageiros de aviões desviados para lá quando o governo dos Estados Unidos fechou seu espaço aéreo. Em poucas horas, o local foi dominado por 38 aviões cheios de viajantes de dezenas de países e religiões, enquanto os moradores se esforçavam para receber os visitantes.

? O mundo começa a ver o que é apoiar um ao outro quando chega os tempos sombrios ? comentou satisfeito Trudeau, no palco antes do show.

No fim, o espetáculo recebeu uma salva de palmas de pé, inclusive de Ivanka, que sentou perto do primeiro-ministro canadense e da embaixadora americana das Nações Unidas, Nikky Haley. Também estavam presentes Jean Chretien, ex primeiro-ministro canadense, e o prefeito de Gender, a cidade que abrigou os viajantes.

Trudeau, que defende o livre comércio mundial e acolheu 40 mil refugiados sírios, também celebrava o 150º aniversário da Confederação do Canadá e esperava reafirmar a amizade especial entre canadenses e americanos.

No espetáculo, um elenco de uma dúzia de pessoas atua tanto nos personagens dos residentes e passageiros, contando histórias reais de generosidade, compaixão e aceitação, enquanto o medo e a suspeita reinavam nos Estados Unidos. A peça chega ao debate sobre imigração e fronteiras abertas, que foram reacendidas após o governo de Trump banir viajantes de seis países predominantemente islâmicos.