Durante três dias, guardas municipais de Cascavel participaram de um curso de capacitação para o manejo de carabina Taurus/Famae CT40, calibre ponto 40. O curso foi ministrado por policiais penais federais, professores de armamento e tiro especializados e é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura de Cascavel, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
“A diretora-geral do Depen assinou um convênio com o Município, no final de 2021, e há algum tempo tem sido feitas, inclusive, a doação de armamentos além das capacitações. Recentemente, foram repassadas carabinas ponto 40 à GM pelo Depen, via Sistema Penitenciário Federal”, explicou o instrutor e policial federal penal, Samuel Felipe Maia.
Foram 20 horas de treinamentos intensivos. Agora, os guardas municipais estão habilitados a usar o armamento. “É interessante que a GM detenha uma arma longa para auxiliar nas operações, aumentando significativamente a sensação de segurança por parte da população, por ter um armamento de qualidade e um operador bem qualificado e capacitado para atuar na cidade”, explicou Maia.
Para o guarda municipal Walter Pagliosa, apesar de o foco da corporação ser a segurança comunitária, é importante estar preparado. “Este é um armamento mais específico, que já vem com munição ponto 40 que a Guarda Municipal vem adotando agora para o combate a criminalidade em Cascavel. A GM trabalha como uma guarda cidadã, mas precisamos estar preparados. O prefeito Paranhos declarou guerra contra a criminalidade e, nós também estamos nos aperfeiçoando para conseguir alcançar esse objetivo que é do próprio Paço Municipal”.
Diego Belém Rodrigues de Holanda, policial penal federal e servidor de apoio logístico do Núcleo de Ensino e Operações da Penitenciária Federal de Catanduvas destacou a importância do curso, que é obrigatório. “Como é um armamento, novo doado pelo Departamento Penitenciário Nacional, por intermédio do Sistema Penitenciário Federal e seguindo os trâmites da portaria interministerial 4226, todo armamento novo tem que ter habilitação. Estamos colocando em prática esta parceria entre a Penitenciária Federal de Catanduvas e a Prefeitura de Cascavel em cooperação e harmonia entre as forças de segurança”.
Armas doadas
Foram doadas pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional, 20 carabinas Taurus, calibre ponto 40. De acordo com o instrutor cada equipamento custa em torno de R$ 14 mil.
”Já o treinamento feito através de parceria e a custo zero para o Município custa em torno de R$ 40 mil. Nosso objetivo com esta cooperação é ajudar essa força co-irmã, com a capacitação de seus membros, e manter a interação das forças de segurança pública sempre atuando em conjunto e parcerias para manter próximos os órgãos de segurança pública do Estado”, concluiu.
“Este curso é de suma importância para nós, tendo em vista que a gente precisa de mais conhecimento e quanto mais conhecimento a gente tem, melhor para a população”, observou a guarda municipal Clemair Sturzbecher.
Texto: Secom/Foto: Silvia Soluszynski