O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Antonio Carlos Bonetti, a deputada estadual Maria Victória e o vice-presidente da Fecomércio/PR Paulo César Naulack foram os convidados da primeira reunião do ano do R-20, grupo que trabalha na gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos.
Entendemos que a questão ambiental é tão ampla que não conseguimos fazer algo isoladamente. As discussões do R-20 são fundamentais para que possamos trabalhar melhor. A necessidade de atuação é enorme. Precisamos destacar os bons exemplos, só assim vamos evoluir, explicou o secretário Bonetti. É necessário que façamos mais com menos, colocar em prática ideias de maneira efetiva e que tenham resultados. Não podemos deixar que os encaminhamentos fiquem no meio do caminho, enfatizou.
Formação Instituído pelo Decreto Estadual número 8656/2013, o R20 é formado por representantes dos municípios paranaenses e tem o objetivo de trocar informações e acompanhar o trabalho da secretaria. O grupo foi criado pelo Governo do Estado para ajudar na busca de soluções para coleta seletiva, reciclagem de materiais e logística reversa; e foi regulamentado em 2015 pela Assembleia Legislativa do Estado, por proposição da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, coordenada pela deputada Maria Victoria (PP).
A nossa frente tem como objetivo principal articular iniciativas e atividades do Parlamento com as ações que vem sendo implementadas pelos agentes da cadeia de reciclagem do estado. Ajudar o Paraná a atingir a sustentabilidade e sabendo que 86 municípios representam 90% do plano de regionalização dos resíduos sólidos, só nos deixa com vontade de fazer mais e cada vez melhor, afirmou a deputada.
Homenagem Durante a reunião, o secretário Antonio Carlos Bonetti e a deputada Maria Vitória, foram homenageados, recebendo da coordenadora do Grupo R-20, Walquíria Mena Brusamolin, uma placa agradecendo o apoio ao trabalho e a dedicação na gestão dos resíduos sólidos em todo o Paraná. Participaram do evento secretários de meio ambiente municipais e alguns prefeitos.
Plano de Resíduos Sólidos O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos assinou, no final de 2016, o contrato para execução do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. O plano contemplará todos os tipos de resíduos, como os da construção civil, setores industrial, de mineração, saúde e saneamento, entre outros produzidos no Paraná.
O plano será elaborado pelo Consórcio Envex/Engebio, vencedor da licitação, em um trabalho conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, e deve ficar pronto em um ano. A população participará da construção do documento por meio de reuniões, palestras e oficinas técnicas.
Na primeira versão, em 2012, o plano abordou apenas resíduos sólidos urbanos. Técnicos e consultores responsáveis visitaram 18 municípios, coletando dados, desde a geração até a disposição final.
Para 2017, a ideia é visitar 60 municípios do Estado para atualizar as informações e ampliar para os outros tipos de resíduos. O trabalho que será desenvolvido é um instrumento de planejamento fundamental porque define as diretrizes, metas e prazos para que o Estado e municípios atendam à Política Nacional de Resíduos, afirmou Vinicio Bruni, coordenador de resíduos sólidos da secretaria.
Logística Reversa A logística reversa também vem sendo adotada como instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e constitui um conjunto de atividades que permitem o retorno de produtos, embalagens ou materiais para locais de origem. A logística reversa responsabiliza fabricantes e importadores pela destinação adequada dos resíduos gerados pelos seus produtos inclui a coleta, reciclagem e reaproveitamento dos materiais.