CONFIRA A MATÉRIA!!!

Fitness e nutrição: como alimentação e exercício andam juntos

Entenda as variadas opções de emagrecimento. Não há atalhos, mas métodos eficazes que podem ajudar você a perder peso - Foto: iStock/ Prostock-Studio
Entenda as variadas opções de emagrecimento. Não há atalhos, mas métodos eficazes que podem ajudar você a perder peso - Foto: iStock/ Prostock-Studio

Brasil - O processo de emagrecimento nem sempre é algo simples de se alcançar, pois existem centenas de receitas milagrosas, planos de exercícios, dietas e até mesmo remédios que prometem altos resultados em pouco tempo. A verdade não é bem assim, não existe atalho para o emagrecimento, é preciso ter determinação, acompanhamento profissional (para alguns casos específicos), dietas balanceadas e exercícios bem direcionados.

Comer direito é a chave do sucesso

O princípio básico para atingir um peso ideal é gastar mais e ingerir menos calorias durante o dia (o chamado déficit calórico). Por exemplo, se uma pessoa ingere 1.800 calorias por dia, mas gasta em torno de 2.000, significa que ela obteve um déficit de 200 calorias naquele dia, e, ao longo das semanas, essa diferença se acumula e obtemos a perda de peso.

Porém, para muitos, esse déficit acaba sendo difícil de alcançar, e é aí que entram as escolhas corretas de alimentação. É plenamente possível criar um cardápio de alimentação diária extremamente balanceado e com poucas calorias; para isso, o recomendável é utilizar a ajuda profissional de um nutricionista para orientar sobre quais escolhas devemos fazer para compor nossa dieta.

Os principais vilões de uma dieta desbalanceada são os alimentos ultrapalatáveis (como biscoitos recheados, doces, balas, chocolates e salgadinhos), os embutidos (presunto, mortadela e salames) e os alimentos instantâneos (lasanha congelada, nuggets, etc.). Esses alimentos são ricos em sódio, responsável pela retenção hídrica, e também possuem muitos aditivos químicos e gorduras para tornar o sabor mais atrativo. Juntamente desses alimentos, podemos enquadrar as bebidas alcoólicas como enormes fontes de calorias sem nutrição.

Substitua a alimentação de industrializados por porções de folhas e legumes, uma fonte de proteína magra (como frango, peixe, carne vermelha magra ou proteína vegetal) e uma fonte pequena de carboidratos. Esses alimentos vão preencher o valor nutricional de cada refeição e promover a sensação de saciedade, evitando o desejo de comer doces ou salgadinhos nos intervalos das refeições.

Exercite as calorias para fora do corpo

A atividade física é tão importante quanto a alimentação. Além de promover a saúde de músculos, ossos, sistema cardíaco e respiratório, o aumento de atividades físicas também eleva o gasto calórico natural do corpo (aumentando ainda mais o déficit calórico). Para que a atividade física seja feita de forma eficiente, é preciso que os valores de energia e nutrição diários estejam conforme o nível de intensidade exigido (por isso é tão importante produzir dietas que acompanhem e estejam conforme as atividades físicas); caso contrário, é possível cair em uma situação em que a pessoa quase não tem energia nenhuma para fazer suas atividades, quando o déficit é muito alto, ou não consegue emagrecer pelo déficit ser muito pouco, ou até mesmo inexistente.

Para as atividades físicas, é muito importante ter um acompanhamento profissional, tanto para a execução correta de cada atividade, seja musculação ou algum esporte, quanto para a programação e avaliação de atividades que sejam direcionadas para seu objetivo e suas condições físicas particulares.

Vale lembrar, também, que é sempre possível complementar a alimentação e as atividades físicas com suplementos, como shakes proteicos, para atingir a quantidade diária de proteína, creatina– para aumentar o rendimento e a força durante as atividades físicas – e complexos vitamínicos, caso exista alguma deficiência na dieta, para que todos os grupos sejam absorvidos de maneira equivalente. É importante ressaltar que o acompanhamento de um nutricionista para a suplementação é de extrema importância para que as dosagens sejam feitas de maneira correta.

Fonte: iStock/ Prostock-Studio