RIO – Desde pequena, Maria Siniscalchi conhecia a rotina de uma cozinha e entendia a necessidade de preparar um bom prato e levá-lo à mesa o quanto antes. Mesmo assim, a chef do Tata Inti, neta de italianos donos de cantina, achou que seria difícil montar um menu vegano para o seu próprio estabelecimento. Mas tirou de letra.
? Há uma variedade tão grande de legumes e verduras que consegui brincar, facilmente, com o desafio de não incluir carnes e derivados de ovos e leite no menu. E, sem qualquer dificuldade, montar pratos com um bom valor proteico ? acrescenta ela, que é formada em Gastronomia e está no último ano de Nutrição.
A jovem, de 29 anos, que nasceu na Barra e desde 2003 mora no Recreio com a família, todo dia oferece uma nova opção de prato no Tata Inti. O processo de criação começa a cada fim de expediente.
? Quando a cozinha fecha, vejo o que tenho no estoque e decido o que vamos oferecer no dia seguinte ? explica.
A casa dispõe de outras opções veganas, como omeletes (de grão-de-bico), saladas e hambúrgueres (de soja), além de sobremesas e entradas. Todo sábado, o restaurante fica lotado graças à feijoada, feita com pedaços de carne, linguiça e paio vegetais.