Foz do Iguaçu – Autoridades do Paraguai e do Brasil concordaram nessa quarta-feira (16) em instalar centros de retirada de compras, que vão operar nas principais cidades fronteiriças, inclusive Foz do Iguaçu e Cidade do Leste.
São locais de armazenamento para compras feitas on-line e as pessoas dos dois lados da fronteira só poderão atravessar para recolher a mercadoria, explicou o chanceler Antonio Rivas.
As compras podem ser feitas on-line e custarão até US$ 500, mantendo o atual regime de compras de turismo. Os centros funcionarão em Cidade do Leste, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero.
Embora o governo esteja estudando um protocolo para a abertura das fronteiras com limitações de tempo e circulação, o chanceler disse que essa medida entrará primeiro em vigor e só depois será revogada assim que ocorrer a abertura gradual das fronteiras.
Ele lembrou que a assinatura desse acordo foi fruto de dois meses de trabalho e conversas com autoridades nacionais e os estados fronteiriços do Brasil.
Ele disse à Rádio Nacional do Paraguai que proposta semelhante foi feita ao governo argentino e que se espera uma resposta para iniciar as negociações.
A assinatura do acordo ocorreu em evento virtual, pelo embaixador Rivas e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.