Curitiba – O cascavelense Adelino Ribeiro, presidente estadual do PSL, é o entrevistado desta semana do Fala Deputado, da Rádio Assembleia, que tem se dedicado a mostrar aos paranaenses a vida pregressa de cada um dos 54 integrantes da Alep.
Foi vendendo bilhetes de loteria que sobrevivi por mais de 20 anos e também foi uma época em que conheci muita gente, lembra Adelino, que tinha entre seus principais clientes o jornalista Emir Sfair, saudoso editor-chefe de O Paraná.
Mal sabia Adelino que a vida lhe reservava tamanha mudança. Transformando muitos clientes em eleitores, ele ingressou na vida pública como vereador com apoio principalmente dos moradores do Morumbi, um dos bairros mais populosos de Cascavel e do qual se sagrou o principal líder.
Natural de Goioerê, mas morador de Cascavel desde pequeno, Adelino diz no programa que foi convidado a entrar no PMDB para ser candidato a vereador e dias depois, ao verificar a filiação, descobriu que, na verdade, havia assinado ficha no PV.
Nada acontece por acaso, porque o número de votos que obtive naquela primeira eleição não seria suficiente para me eleger vereador pelo PMDB, em função da legenda. E acabei conseguindo por meio do PV, relembra, que na eleição seguinte ficou de fora da Câmara mesmo tendo obtido a maior votação entre todos os candidatos a vereador, pois seu partido não alcançou os votos necessários para fazer uma cadeira.
Já em seu segundo mandato de deputado estadual, Adelino hoje comanda um dos partidos mais organizados do Paraná, embora ainda de pequeno porte. Sob a liderança dele o PSL está presente em centenas de cidades do Estado.