Agronegócio

PTI leva agrotech, energia, tecnologia e inovação para Rio Innovation Week

Stand do PTI também teve espaço para teste de novas tecnologias

PTI leva agrotech, energia, tecnologia e inovação para Rio Innovation Week

 

Foz do Iguaçu – Participando do Rio Innovation Week, maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, o PTI-BR (Parque Tecnológico Itaipu) pôde demonstrar o que vêm desenvolvendo, e analisar em quais temáticas outras organizações têm pendido esforços. Conectando-se com players do varejo, empreendedorismo e inovação – empreendedores, investidores, executivos e representantes do governo, o Parque levou ao RIW suas tecnologias voltadas às Cidades Inteligentes, bem como as startups de seu ecossistema que trabalham com inovações para as mais diferentes áreas.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, foram dias de compartilhamento de experiências e conhecimentos. “Ao conhecermos novas e diferentes ideias, fomos convidados a repensar em estratégias para os negócios”, conta. “Entendemos que o caminho que estamos trilhamos com foco no bem-estar da sociedade têm sido assertivo”. Além do espaço Sociedade 5.0 que uniu de as inovações que possibilitam maior qualidade de vida para o cidadão, em especial as cidades inteligentes, o Rio Innovation Week, contou ainda com os espaços Conecta e o AgroRio Tech.

Para Josiane Gonçalves da Silva, CEO da startup Daga Agrinavi, incubada no Parque Tecnológico, foi uma oportunidade de expandir networking. “Voltamos com novas ideias e novos parceiros. Participar do RIW a convite do PTI, para nós, é sinônimo de evolução na história de nossa empresa”, comenta a CEO.

O interesse por entender o papel de um parque tecnológico também foi um dos motivos pelos quais os visitantes se sentissem atraídos pelo stand do PTI. Para Garrido, foi possível mostrar o que o único parque tecnológico da região Oeste do Paraná têm feito. “Objetivamos proporcionar qualidade de vida para o cidadão, e é o que mostramos para todos que vieram conhecer a série de tecnologias que nosso ecossistema desenvolve”, comenta.

 

Inovação Energética

Outra temática importante abordada pelo RIW, durante o Energy Hub Summit 2022, foi a questão energética. Quem ministrou palestra em painel sobre “Transição energética e Novas fontes de Energia Moderação”, foi o diretor técnico do Parque, Rafael Deitos. Durante sua fala, Deitos apresentou algumas das soluções que o Parque têm desenvolvido no decorrer de seus 10 anos de estudos em hidrogênio, baterias e energias. “No final de 2021 o PTI começou a trabalhar em uma frente interessante que é: além de trabalhar com as tecnologias, olhar para o mercado, a indústria do hidrogênio. O Brasil tem potencial imenso para servir ao mercado interno e ser um ator para a descarbonização global”, diz Deitos.