Com a crescente demanda mundial por alimentos saudáveis e nutritivos, a Copacol vem expandindo a atuação comercial, garantindo participação no mercado e oportunidade de crescimento aos produtores rurais. Os produtos estão em destaque na Seafood Expo North America, em Boston, Estados Unidos – maior exposição de frutos do mar da América do Norte.
A última edição da feira realizada antes da pandemia recebeu mais de 22 mil visitantes profissionais e 1.329 expositores de 49 países. “O mercado norte americano é o maior importador do mundo, o que gera oportunidades à nossa marca, já presente em 76 países. Com a feira pretendemos aumentar nossa visibilidade e ressaltar a qualidade do nosso produto, que já está nas gôndolas americanas. A tilápia resfriada abastece supermercados dos Estados Unidos há quase dois anos. Pretendemos alavancar a oferta do produto com novas parcerias”, afirma o superintendente Comercial da Copacol e presidente do Conselho de Administração da PeixeBR, Valdemir Paulino dos Santos.
Nesta edição, a Seafood Expo North Americana reúne empresas de 170 países: compradores, fornecedores e profissionais envolvidos com a aquicultura no mundo. A participação brasileira faz parte de uma importante ação incentivada pela PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), comandada pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para prospectar vendas de pescados de cultivo brasileiro. “Encontramos aqui milhares de compradores e fornecedores: exportadores, atacadistas e varejistas. Com isso, conseguimos um contato direto para mostrarmos nossa marca e o potencial que temos a oferecer”, afirma Genézio Clemente Júnior, gerente de comércio exterior da Copacol.
O mercado norte-americano vem se tornando um grande potencial consumidor brasileiro. As vendas de pescados estão crescendo continuamente e a Copacol teve significativa participação neste resultado, com a comercialização de tilápias resfriadas aos Estados Unidos: 48 horas após a industrialização, os filés estão disponíveis. Outros produtos já são vendidos aos clientes norte-americanos. “Estamos crescendo mês a mês o nosso volume de exportações. Começamos nossa atuação externa com filés resfriados há dois anos e ano passado já iniciamos a comercialização de filé e peixe inteiro congelados. Com a consolidação do mercado, esperamos uma expressiva expansão nas exportações”, afirma Júnior.
A comercialização ao mercado externo ano passado atingiu 1,3 mil toneladas. Qualidade aprovada pelos consumidores da Líbia, Canadá, Iraque, Paraguai, Aruba e Tailândia, além da atuação consolidada na China, Japão e Estados Unidos.
A Cooperativa possui duas Unidades Industriais no Oeste do Paraná responsáveis pelo maior volume de abate de tilápias na América do Sul: a meta é chegar a 230 mil tilápias processadas ao dia até 2023. Para suprir toda essa demanda, a Copacol conta com a UPA (Unidade de Produção de Alevinos), em Nova Aurora, cuja produção foi de 49,75 milhões de alevinos na safra 2021.
Assessoria/Divulgação