Cotidiano

No PE, cineastas repudiam indicação de novo secretário do Audiovisual

alfredo bertini.jpgSÃO PAULO – A Associação Brasileira de Documentaristas, Curta-metragistas e Cineastas de Pernambuco (ABD-PE) e a Associação Pernambucana de Cineastas (Apeci) divulgaram nesta quarta-feira nota de repúdio à nomeação de Alfredo Bertini para a Secretaria do Audiovisual, ligada ao Ministério da Cultura, no gabinete do presidente em exercício, Michel Temer.

LEIA MAIS: Diretor do Cine-PE, Alfredo Bertini irá assumir Secretaria do Audiovisual

O ministro Marcelo Calero anunciou a nomeação de Bertini nesta terça-feira. Diretor e idealizador do Cine PE, o recifense é autor de livros como “Economia da cultura” (Saraiva) e foi presidente do Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros.

A nota, assinada por cineastas como Claudio Assis, João Vieira Jr., Gabriel Mascaro e Aly Muritiba, foi divulgada nas redes sociais:

“Repudiamos a nomeação do produtor Alfredo Bertini para a Secretaria Nacional do Audiovisual. Como diversos nomes que compõem atualmente o governo golpista, Bertini não tem nenhuma representatividade e interlocução com os trabalhadores do audiovisual e com nenhum movimento social representativo. Em seus 20 anos de existência, o Cine PE demonstrou, ano após ano, a ausência de qualquer ligação efetiva de seus gestores com o campo profissional e de pesquisas do audiovisual, não havendo, portanto, credibilidade e representatividade mínima para assumir o cargo.”