Cotidiano

Serra diz que candidatura à presidência é ?remotíssima?

SÃO PAULO – O ministro das Relações Exteriores José Serra disse, nesta segunda-feira, que as chances de ser candidato à presidência em 2018 são remotíssimas. Em entrevista ao programa ?Roda Viva?, da ?TV Cultura?, o chanceler afirmou que está preocupado em fazer seu trabalho dar certo.

? A única candidatura que estou preocupado agora é me sair bem como ministro das Relações Exteriores e ajudar o Brasil a se sair bem. Essa é uma tarefa patriótica. O Brasil ficou numa situação muito precária no ponto de vista econômico e social. Ele precisa ser refeito. Minha concentração de preocupações está nisso. Em 2018, (a candidatura) é remotíssima. A pré-condição de se pensar em 2018 é o governo ir bem.

Questionado se teria mesmo sido sondado para o Ministério da Fazenda, Serra afirmou que nunca teve a ambição de ocupar o cargo e negou o convite, mas se mostrou disponível para ajudar a equipe econômica do presidente interino Michel Temer.

? Estou torcendo para que a área econômica do governo vá bem. Não estou metendo o bico, porque estou com excesso de coisa já na área internacional. Mas estou disponível a qualquer momento para ajudar.

O chanceler também foi questionado sobre a volta da CPMF, e Serra frisou ser contra o imposto.

? Ninguém pode ser a favor. Duvido que Michel Temer ame a CPMF. Tem que ter aumento de algum tipo de imposto ou tributo, mas isso o pessoal que está pilotando vai ter que avaliar. Quando vai mexer no tributo, tem que pensar se vai mexer na inflação, se vai prejudicar atividade econômica e por aí vai.