BRASÍLIA – O governo anunciou nesta quarta-feira que irá disponibilizar R$ 30 bilhões em crédito para as micro e pequenas empresas. Serão linhas de empréstimos e financiamentos para a compra de máquinas, aquisição de matéria prima e para o pagamento de fornecedores e impostos. O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
Os empréstimos serão concedidos por bancos públicos e privados: Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES, Bradesco, Itaú e Santander, que assumiram o compromisso de oferecerem condições diferenciadas, como redução da taxa de juros.
Na cerimônia, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, aproveitou para fazer um apelo aos parlamentares presentes para votarem na semana que vem a PEC 241, que limita os gastos do governo. Ele afirmou que “ao contrário do que dizem”, a PEC não trará prejuízos para saúde e educação.
? Apelo aos congressistas aos empresários que nos mobilizemos. Nós precisamos aprovar na semana que vem a PEC 241. Ela acaba com a irresponsabilidade fiscal. A PEC, só de ser falada, já gerou expectativa em relação ao crescimento do país. A PEC, ao contrario do que dizem, não atinge a saúde e educação. Muito ao reverso, ela fortalece ? discursou.
Já o presidente Michel Temer fez um reconhecimento público ao papel dos micro e pequenos empresários na geração de empregos. Ele os classificou como “campeões nacionais do crescimento”. Ele lembrou que seu pai tinha um negócio, no interior de São Paulo e que fio graças a essa pequena empresa que conseguiu criar os oito filhos e que permitiu que ele “chegasse até aqui”.
? Nossos verdadeiros campeões são os milhões de pequenos empresários, que transferem sua capacidade empreendedora em riqueza nacional. Não é a toa que empregam 52% dos trabalhadores. Conto com os senhores, que são os campeões nacionais do crescimento ? disse.
O governo também anunciou o projeto “Simples Exportação”, que cria a figura do operador logístico, que será o responsável das pequenas e micro empresas pelos procedimentos operacionais da exportação.