No dia 17, o Refúgio Biológico Bela Vista, gerido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu , registrou o nascimento de uma fêmea de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), pesando 3,7 quilos.
Essa é a segunda cria do casal Xavier e Chanel; a primeira, Chaiene, tem cerca de um ano.
Filhote
Além disso, o biólogo Marcos José de Oliveira, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), o filhote está saudável e ficará isolado com a mãe por quatro a seis meses durante o desmame.
A equipe do Refúgio monitorará o bebê para cuidados como curativos no umbigo.
Após um ano, o cervo será integrado ao Programa de Manejo Ex situ de Espécies Ameaçadas da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), ICMBio e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Desde 2001, o Refúgio Biológico já viu o nascimento de 19 cervos-do-pantanal. Uma espécie em risco extremamente alto de extinção no Paraná, conforme a Lista de Espécies Ameaçadas da fauna local.
Programa de conservação
Oliveira destaca que o nascimento do filhote demonstra a eficácia do programa de conservação da Itaipu e ajuda na preservação da espécie. Típica de áreas de várzeas e margens de rios na América do Sul.
Por fim, adultos podem pesar até 150 quilos, medir dois metros de comprimento e 1,70 metros de altura. Atualmente, o Refúgio abriga quatro cervos.
Fonte: Itaipu Binacional