Esportes

Barco vira em prova de repescagem do remo na Lagoa

Vladislav Yakovlev, do Cazaquistão, capotou com o barco na água da Lagoa Rodrigo de Freitas durante a primeira repescagem do Single Skiff masculino, na manhã desta segunda-feira. O barco de Yakolev virou antes da boia de 1000m que marca a metade da prova.

Com a queda, o remador cazaque ficou sem chances na prova e acabou eliminado dos Jogos. Mas recebeu o calor do público ao passar com o barco diante das arquibancadas, já com a prova terminada, sendo bastante aplaudido. O remador argelino Sid Ali Boudina venceu a repescagem em questão e avançou para as quartas de final do Single Skiff.

No domingo, alguns remadores capotaram no início da manhã, quando faziam reconhecimento da água, o que foi entendido pela organização como indício de que era mais prudente cancelar as provas e remarca-las para esta segunda-feira. A repescagem do Single Skiff, iniciada às 9h30, era a primeira dessas provas reagendadas.

A manhã começou com vento fraco na Lagoa, mas a intensidade vai aumentando ao longo do dia, o que forma muitas ondulações na água e dificulta o desempenho dos remadores. A organização da regata olímpica planejou competições até 13h20 desta segunda.

Apesar do capotamento de Yakovlev, o vento segue entre fraco e moderado na Lagoa, não passando de 10 km/h, permitindo que as competições sigam normalmente na manhã desta segunda. De acordo com dados do site “Wind Guru”, a situação deve mudar à tarde, quando podem chegar ventos de mais de 25 km/h vindos da direção sudeste. Por isso, a preocupação dos organizadores é encerrar as regatas até 13h20m.