RIO – No quinto dia de provas de natação nas Olimpíadas, o nadador Dmitry Balandin, do Cazaquistão, ganhou o ouro nos 200m peito masculino e fez história: é a primeira medalha de seu país em natação na história dos Jogos Olímpicos. A prata ficou com americano Josh Prenot e o bronze, com o russo Anton Chupkov. A disputa ocorreu no Estádio Aquático Olímpico, na Barra da Tijuca. A modalidade havia sido vencida pelo húngaro Daniel Gyurta que, no Rio, não conseguiu se classificar para a final da competição e encerrou sua participação na Olimpíada sem ir ao pódio.
A rodada de disputas por medalhas desta quarta-feira ocorre após noite de gala de Michael Phelps, que subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes na terça: uma sozinho, após vencer nos 200m borboleta (1m53s36) e, em seguida, com os colegas de time, depois da vitória no revezamento 4x200m livre.
Nesta noite, o americano não participa de nenhuma disputa de medalha, mas pode pavimentar o caminho para mais um pódio: às 23h38m, o americano participa da semifinal dos 200m medley masculino para defender seu título olímpico. Estão na mesma disputa os brasileiros Henrique Rodrigues e Thiago Pereira, uma das esperanças de medalha do time brasileiro.
Na quinta-feira, o maior medalhista olímpico de todos os tempos disputa nas baterias dos 100m borboleta, onde também é medalha de ouro.