Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

ADI
ADIPR

Topo do ranking

O Paraná é o terceiro estado mais competitivo do Brasil, segundo o ranking divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado subiu uma posição na classificação geral desde o ano passado, ultrapassando o Distrito Federal. Apenas Santa Catarina e São Paulo estão na frente. O Paraná ficou com a 1ª posição no pilar sustentabilidade ambiental, que envolve coleta e reciclagem de lixo, com nota 100,0.

 

Cidades competitivas

O levantamento também mostra que 13 cidades paranaenses compõem os 100 municípios mais competitivos do País: Curitiba (6º), Maringá (15º), Pato Branco (24º), Londrina (54º), Cascavel (58º), Francisco Beltrão (66º), Toledo (67º), Campo Mourão (75º), Paranavaí (80º), Pinhais (81º), Umuarama (84º), Ponta Grossa (87º) e Araucária (100º).

 

Empossado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, empossou o desembargador federal João Pedro Gebran Neto na Corte Eleitoral, na vaga de juiz federal substituto. “Fui titular da Corte Eleitoral por dois anos, um período de muito trabalho no qual me realizei profissionalmente, por isso estou animado em voltar”, disse Gebran Neto.

 

Mobilidade sustentável

A Prefeitura de Curitiba testará os ônibus elétricos da fabricante brasileira Eletra. A empresa vai disponibilizar um veículo de 15 metros para ser utilizado na região do Tatuquara no fim deste mês e outro, com 21,5 metros, para as linhas Inter 2 e no Interbairros 2, em novembro. Cada ônibus será testado por um período de 60 dias. A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.

 

Treinamento

O Comando Militar do Sul iniciou esta semana um treinamento com exércitos de 11 países, na região oeste do Paraná. As atividades seguem até sexta-feira, 16, no Quartel General da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Cascavel.

 

Ajuda humanitária

Além do Brasil, participam militares da Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai. Oficiais do Estado-Maior destas nações amigas traçam estratégias para pôr em prática uma grande ação de ajuda humanitária.

 

Pontualidade

Os aeroportos do Brasil ganharam destaque mundial no quesito pontualidade. No mês de agosto, mais de 92% dos voos em quatro terminais aeroportuários do país respeitaram os horários de partida ou atrasaram em no máximo 15 minutos. Santarém (PA) e Londrina (no Norte do PR), que, respectivamente, ocuparam as 18ª e 21ª colocações, com 93,8% e 92,9% de partidas consideradas no horário. Segundo a ANAC, apenas no mês de julho, mais de 7,6 milhões de passageiros voaram pelo país, configurando o melhor mês do ano para o setor.

 

Propaganda irregular

Em menos de um mês, o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu 10.870 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Pernambuco é o Estado com mais queixas. O app criado em 2014, foi atualizado e voltou a funcionar em julho, mas recebendo principalmente denúncias de propaganda antecipada. Em relação aos cargos em disputa, a maioria das denúncias é referente a candidatos a deputado estadual (3.683). Na sequência, estão as campanhas para deputado federal (3.476), presidente (1.485) e governador (738).

 

Opcional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Portaria Interministerial que altera parte de medidas sanitárias adotadas durante a pandemia no Brasil. “As novas regras já estão em vigor e devem ser observadas por viajantes e operadores de transporte aéreo, aquaviário e terrestre. Com a mudança, os viajantes podem optar por apresentar o comprovante de vacinação ou o teste negativo para entrada no Brasil”, informa.