O Aeroporto Municipal Coronel Adalberto Mendes da Silva ficou sem os voos noturnos devido a problemas de certificação da empresa responsável pela EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego). O comunicado sobre o cancelamento temporário foi feito no sábado (9) pelo Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), responsável pela autorização dos voos.
A empresa responsável pelas operações com instrumentos é a ATS Telecomunicações, que pertence ao grupo MVS Incorporações Imobiliárias. A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) notificou a empresa ainda no sábado e deu prazo até às 10h de domingo (10) para o aeroporto voltasse a operar por instrumentos, mas até ontem o problema persistia. Durante o dia os voos aconteceram normalmente porque as aeronaves operaram “no visual”.
Responsabilidade
“A operação destes instrumentos não é de responsabilidade da Cettrans, porém, é nossa responsabilidade garantir que todos os agentes que integram os serviços prestados no aeroporto estejam operando com eficiência também para garantir a segurança das aeronaves, além de garantir o fluxo de passageiros”, disse o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, que assinou a notificação encaminhada à MVS, juntamente com a gestora aeroportuária, Jocemara Lopes Amarante.
Segurança
O empresário Marcos Vinicius Pires, dono a ATS, disse que o problema é de protocolo de segurança no barômetro, que ontem passava por um processo de aferição para garantir que as informações coletadas correspondam à realidade dentro dos parâmetros exigidos pela legislação. “É um fator de segurança que seguem parâmetros rígidos de controle”, afirmou.
O empresário informou que técnicos do Rio de Janeiro e Curitiba estavam trabalhando e ainda ontem iriam completar os serviços necessários para a aferição dos sensores barométricos. Segundo ele, ainda na segunda-feira (11) o serviço seria concluído o que permitiria a imediata liberação das restrições.