Cotidiano

Aeroporto pode ganhar ampliação para cargas

Além das novas aeronaves, um Embraer E-95 da Azul Linhas Aéreas e um Boeing 737-800 da GOL Linhas Aéreas, que fizeram voos inaugurais ontem, a expectativa agora é pela ampliação

Prefeito Paranhos comemora a conquista e já faz novos planos - Foto: Nery Cardoso
Prefeito Paranhos comemora a conquista e já faz novos planos - Foto: Nery Cardoso

Cascavel – Uma das obras mais esperadas dos últimos anos em Cascavel se tornou realidade na manhã dessa segunda-feira (7). O novo terminal de passageiros, que por quatro anos ficou com as obras paralisadas e foram retomadas em março do ano passado, passou a operar na manhã dessa segunda, marcado com o tradicional batismo de aeronaves.

Único aeroporto municipal do Brasil dotado de fingers (pontes de embarque e desembarque), o novo terminal, que leva o nome do ex-prefeito Octacilio Mion, é um dos mais modernos do interior do País e conecta Cascavel ao mundo. Foram investidos cerca de R$ 40 milhões na obra e no mobiliário do aeroporto. Os recursos são oriundos do Estado, da União, de Itaipu e do próprio Município.

Além das novas aeronaves, um Embraer E-95 da Azul Linhas Aéreas e um Boeing 737-800 da GOL Linhas Aéreas, que fizeram voos inaugurais ontem, a expectativa agora é pela ampliação.

Durante coletiva à imprensa, o prefeito Leonaldo Paranhos adiantou que já está nos planos ampliar a estrutura e até criar um espaço para transporte de cargas, substituindo, ao menos por enquanto, o Aeroporto Regional, que não consegue sair do papel. “Estamos bem servidos de aeroporto pelos próximos dez anos, no mínimo”, disse.

Marco histórico

Paranhos afirmou que um sonho de aproximadamente 30 anos foi consolidado. “Esse aeroporto simboliza o que é a nossa gente, o DNA da nossa cidade, a resistência, a força, o não perder a esperança. Um espaço adequado para uma cidade tão produtora como é Cascavel”, destacou.

O secretário-geral da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, fez questão de visitar o aeroporto de Cascavel no primeiro dia de operação do novo terminal. Ele afirmou que o aeroporto de Cascavel está entre os melhores e mais bem equipados da aviação regional do Brasil. “Cascavel tem um terminal compatível com a sua pujança econômica”, frisou. Além disso, segundo ele, tem uma das arquiteturas mais belas do País. “Temos um belo exemplo da aviação regional que dá certo”.

Questionado sobre uma possível terceirização do terminal, Paranhos confirmou que não está descartada a hipótese, mas que ainda é cedo, especialmente dado o momento pelo qual atravessa o País.

Terminal

Com 6 mil metros quadrados, o aeroporto possui rua coberta e duas pontes de embarques (fingers), pátio de aeronaves em concreto com três posições simultâneas de operação, estacionamento fechado para 398 veículos, com acesso direto ao terminal, além da duplicação de 2,2 quilômetros da Avenida Itelo Webber, que dá acesso ao aeroporto.

Desde o início do ano passado, o engenheiro Sandro Rancy, da Secretaria de Obras Públicas de Cascavel, se debruçou sobre o projeto do novo terminal para fazer a obra sair do papel. O grande desafio era projetar uma nova obra reaproveitando ao máximo o que já tinha sido construído e ficou abandonado durante quatro anos, principalmente a estrutura metálica. “As referências para elaboração do contorno externo do projeto foi a proporção áurea! Também usado como referência o Aeroporto de Porto, em Portugal”, explicou o engenheiro, que foi homenageado pelo prefeito durante a solenidade.

O aeroporto de Cascavel tem voos com destino a Curitiba, Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Porto Alegre, em operações das companhias Gol e Azul.

Nova estrutura fortalece Cascavel como polo multimodal do oeste

A obra envolveu mais de dez contratos e englobou a revitalização e a duplicação de 2,2 quilômetros da Avenida Itelo Webber, estacionamento para 398 automóveis, novo pátio de estacionamento das aeronaves, um novo terminal de passageiros com cinco portões e dois pavimentos, dois fingers e aquisição do mobiliário aeroportuário e dos equipamentos de informática. O governo federal e a Itaipu Binacional também são parceiros do projeto. O projeto está estimado em quase R$ 40 milhões.

O novo espaço marca o primeiro salto do Município na questão de infraestrutura e logística, movimento que será acompanhado nos próximos meses de investimentos nas malhas rodoviária e férrea, segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Cascavel é o município que reúne exemplos práticos de como o Estado planeja se transformar em um hub logístico da América do Sul.

“Cascavel é estratégica dentro do nosso planejamento logístico. A revitalização do aeroporto e as conexões aéreas que esse investimento possibilita certamente atrairão mais empresas, empregos, negócios inovadores, além de fortalecer o agronegócio e o trabalho das cooperativas, que são pujantes na região oeste”, afirmou o governador. “Esse aeroporto vai ajudar o Paraná a crescer ainda mais nos próximos anos”.