Cotidiano

O frio voltou! Alerta amarelo e previsão de geada no oeste

Estão previstas pancadas de chuva isoladas nos três períodos do dia, o que pode provocar a “esperada” chuva congelada

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Cascavel – A já anunciada onda de frio intenso chegou à Região Sul do País, provocou neve e chuva congelada. Os fenômenos foram registrados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas as temperaturas também despencaram no Paraná e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de declínio de temperatura em vigor até a tarde desta sexta-feira (21). Estão previstas pancadas de chuva isoladas nos três períodos do dia, o que pode provocar a “esperada” chuva congelada.

Com as baixas temperaturas, já existe alerta para registro de geada, inclusive na região oeste.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) alerta para geada de fraca intensidade na região de Cascavel na madrugada de sábado (22), quando a mínima será de 1ºC. Mas a sexta também amanhece gelada (2ºC). No domingo, a mínima prevista será de 6ºC e, na segunda-feira (24), já fica em 11ºC.

O veranico chega ainda no meio da semana. Na quarta (26), os termômetros variaram de 17ºC a 28ºC, segundo o Simepar.

O Inmet e o Climatempo seguem a mesma linha e também preveem o registro de geada na região, com elevação gradual das temperaturas durante a semana.

Chuvas

Apesar de o ar frio começar a ingressar no Paraná, o Simepar informou que as chuvas continuam, especialmente entre o noroeste e o leste e diversas localidades já superaram a média climatológica para agosto. Em Cascavel, por exemplo, já foram registrados 145 milímetros e a média para o mês é de 88mm, Curitiba registrou 123mm e a média é de 80mm. O volume traz alívio ao abastecimento, que vem sofrendo com a estiagem.