O auxílio-doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional Seguro Social, a segurados que ficam incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias. Para receber esse benefício, é preciso ter contribuído para o INSS por um período mínimo de 12 meses. Com a tecnologia, o pedido desse auxílio pode ser feito pelo sistema MEU INSS, seja ele no portal ou aplicativo do celular. Para facilitar, existe a possibilidade de requerer o benefício de auxílio-doença apenas com a análise dos documentos médicos, ou seja, sem a necessidade de passar por uma perícia médica.
Atualmente, infelizmente, existem menos de 2.000 agências do INSS para atender mais de 5.500 municípios. Mas um novo avanço deverá beneficiar ainda mais os assegurados. A nova possibilidade de fazer requerimento do auxílio-doença direto nas agências dos correios.
Como explica o advogado previdenciário, João Prado: “as pessoas que não tem acesso ao sistema MEU INSS, pode requerer o benefício diretamente em uma agência dos correios, ou ainda iniciar o requerimento pelo número 135, e depois concluir o atendimento com o prazo de até 5 dias para ir até uma agência correio credenciada mais próxima e juntar o atestado médico e a documentação médica que dispõe.”
Vale destacar ainda alguns cuidados que o advogado ressalta. “O documento médico precisa conter: nome completo, data da emissão, diagnósticos por extenso ou CID da doença, assinatura do médico que emitiu o atestado, identificação legível do médico que emitiu o documento com número de CRM, data de início do repouso, prazo estimado necessário para recuperação, ou seja, o dia do fim do repouso. Essas informações são indispensáveis, a ausência ou dificuldade de leitura de uma dessas informações vai ser motivo para o INSS converter a análise documental em perícia presencial”.
Os casos que estão aguardando uma perícia presencial, podem ligar no número 135 e solicitar a mudança de seu requerimento para análise documental, concluindo o requerimento e indo até uma agência credenciada para juntar o atestado médico.
Crédito: Assessoria/Divulgação