Aquele sabão caseiro, de barra, por muitas vezes, é o xodó de quem cuida de casa. Ele pode ser usado para lavar louças ou até mesmo na limpeza de roupas. Tem gente que também utiliza ele com o objetivo de tirar a sujeira pesada de alguns materiais.
Além disso tudo, o sabão em barra é um grande aliado da economia. O preço é mais em conta do que detergentes e marcas de sabão em pó, e pode ser produzido em casa. Então, se isso gerou interesse, acompanhe a explicação sobre como fazer um sabão sustentável.
Separe o que for necessário
Existem várias fórmulas para se conseguir fazer um bom sabão. Mas existe uma que se destacou entre as demais. Ela possui grande eficiência e consegue ter um impacto muito pequeno no meio ambiente. Então, o primeiro passo é fazer a separação (incluindo as quantidades) do que será utilizado:
- 1 kg de óleo de cozinha usado.
- 140 ml de água.
- 135 g de soda cáustica, com concentração de, no mínimo, 95%.
- 30 g de aromatizantes (essa é apenas uma opção para dar aquele cheiro bom).
- Embalagens específicas para molde de sabão (nunca use alumínio; opte por formas específicas ou bandejas de plástico).
- Colher de pau.
- Par de luvas.
- Máscara descartável.
- Óculos de proteção.
- Balde grande e pequeno.
Agora, o ideal é usar óculos, luvas e máscara. Isso vai garantir a proteção, já que a soda cáustica é muito corrosiva. Lembrando que a ordem dos materiais precisa ser respeitada para atingir o ponto ideal.
Fazendo o sabão
Esquente a água até ficar morna. Cerca de 40°C são o suficiente. Desligue o fogo e passe a água para o balde pequeno. Despeje a soda aos poucos e misture bem devagar. É preciso ter atenção e colocar a soda sob água quente. Nunca aplique em temperatura fria ou faça o processo inverso, porque se não pode gerar uma reação e consequentemente um acidente.
Mexa com a colher de pau até diluir completamente a soda.
Misturando
Esquente o óleo a temperatura de 40°C e coloque no balde grande. Adicione as porções de soda de forma lenta para garantir a segurança e a melhor qualidade do sabão. Misture o óleo e a soda por cerca de 30 minutos. A consistência será densa, muito similar ao leite condensado. Agora acrescente os demais conservantes, como essência, e mexa até virar um líquido homogêneo.
Finalizando
Depois disso, é só transferir o material para um recipiente de molde. Pode ser algo específico ou simplificado, como uma caixa de leite. O sabão precisa de um tempo de cura, de 20 a 45 dias. Depois é só desenformar e cortar.
Todo esse processo não é complexo. Basta ter cuidado e atenção, e pronto. O sabão sustentável está pronto e poderá ser útil para várias situações, como limpar panela queimada.
(Crédito: Divulgação/Foto: iStock)