Política

Reforma Tributária: CCJ do Senado aprova texto; agora “corrida” será no Plenário

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promove audiência pública interativa destinada a debater a PEC 45, de 2023, que altera o art. 5º da Constituição Federal, para criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. 

Mesa: 
presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP); 
relator da PEC 45/2023, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Bancada:
senador Esperidião Amin (PP-SC); 
senador Alessandro Vieira (PSDB-SE); 
senador Izalci Lucas (PSDB-DF); 
senador Rogerio Marinho (PL-RN); 
senador Carlos Portinho (PL-RJ); 
senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promove audiência pública interativa destinada a debater a PEC 45, de 2023, que altera o art. 5º da Constituição Federal, para criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Mesa: presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP); relator da PEC 45/2023, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Bancada: senador Esperidião Amin (PP-SC); senador Alessandro Vieira (PSDB-SE); senador Izalci Lucas (PSDB-DF); senador Rogerio Marinho (PL-RN); senador Carlos Portinho (PL-RJ); senador Rogério Carvalho (PT-SE). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Brasília – A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal aprovou na tarde de ontem (7), com 20 votos favoráveis e seis contrários, o texto-base da proposta de emenda constitucional (PEC 45/2019) que institui uma reforma no sistema tributário brasileiro. Agora, o texto segue para análise no Plenário, onde há previsão na pauta para ser deliberado já nesta quarta-feira (8).

O texto apresentado pelo relator na comissão, senador Eduardo Braga (MDB), foi alterado após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, aumentando para R$ 60 bilhões o fundo mantido pela União para reduzir as desigualdades regionais e sociais, diminuindo competências do comitê gestor do futuro imposto estadual e municipal, entre outras mudanças.

Na reunião da CCJ, o relator destacou que a reforma se preocupa em não aumentar a carga tributária com um instrumento chamado de “trava de referência”. Segundo ele, o principal legado é “estabelecer uma trava sobre a carga tributária, que não permitirá que haja aumento de imposto para o contribuinte. Pela fórmula apresentada no relatório, quando o Produto Interno Bruto for zero, não poderá aumentar a carga tributária. Quando o PIB for negativo, não terá aumento de carga tributária”, garantiu.

Segundo a trava, dois dos impostos federais a serem criados a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IS (Imposto Seletivo) serão reduzidos em 2030 se suas receitas medidas em 2027 e 2028 forem maiores que a média da arrecadação do PIS/Pasep, Cofins e IPI (que serão extintos) de 2012 a 2021. Em 2035, haverá outro momento de reavaliação, em que os todos tributos criados pela PEC poderão ser reduzidos se a receita medida entre 2029 e 2033 for maior que a média da arrecadação dos impostos extintos, entre 2012 e 2021.

“O texto apresentado representa a imensa maioria da vontade dos senadores, tanto na CCJ quanto no plenário do Senado”, disse o senador ao comentar as alterações feitas pela relatoria. Ele acrescentou que “temas e pontos levantados foram amplamente discutidos para encontrarmos um texto que fosse a média da demanda do colegiado”.

Avanços

Na avaliação do relator, o atual sistema tributário é um “manicômio”. Já a proposta em discussão representa grande avanço. “Se não é a ideal, é muito melhor do que o que temos hoje”, resumiu. “Esperamos que a reforma tributária seja equilibrada para todos os brasileiros e, assim, todos eles estejam engajados neste esforço de restabelecer a credibilidade, a confiança e a simplificação do sistema tributário. E assim, possamos reduzir o custo Brasil do ponto de vista tributário, para que a economia volte a crescer, que a base tributária seja ampliada e, olhando para o médio prazo, haja uma queda da carga tributária”, disse Braga.

Sobre as exceções previstas no texto, para setores que teriam alíquotas privilegiadas, Braga disse que “para cada concessão feita no relatório do dia 25, houve uma redução de concessão. A questão do transporte, por exemplo, nós tiramos alguns modais da alíquota reduzida para o regime diferenciado, para podermos fazer o equilíbrio”.

“Em relação a cesta básica, reduzimos a que teria alíquota zero e criamos a cesta básica estendida com alíquota reduzida e cashback. Resolvemos a equação da conta de energia, criando cash back, sem impacto de déficit fiscal, e também a equação do saneamento, sem criar uma alíquota reduzida, resolvendo a questão dos bens de capital e a equação do equilíbrio econômico financeiro dos seus contratos. Para cada uma das questões, nós fomos milimetricamente fazendo as compensações”, acrescentou.

Só 247 emendas

Das 777 emendas apresentadas ao relator, 247 foram acatadas. Entre as mudanças aceitas de última hora, está a emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-MA), que estende ao gás de cozinha o cashback. A versão anterior do parecer tinha incluído a energia elétrica no mecanismo de ressarcimento de tributos às pessoas mais pobres.

Outra mudança está no tratamento diferenciado a clubes de futebol. Proposta pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), a emenda mantém o recolhimento unificado de tributos pelas Sociedades Anônimas do Futebol. Segundo Braga, esse mecanismo jurídico tem ajudado a recuperar a saúde financeira dos clubes. O relatório já previa que as atividades esportivas pagariam alíquota reduzida em 60% da futura CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do futuro IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

Foto: Agência Senado