Política

Melhor prefeito do Brasil?

Melhor prefeito do Brasil?

Que o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, tem boa aprovação da sua administração junto à população não há dúvidas. Porém, corre nos grupos de Whats App uma “suposta pesquisa” realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas que coloca o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, com o prefeito melhor avaliado no Brasil. A pesquisa, inclusive, chegou a ser divulgada pelo próprio Paranhos pelo WhatsApp com a seguinte mensagem:“Com alegria e felicidade compartilho os números da PARANÁ PESQUISAS, a nível nacional de aprovação das administrações municipais. Minha gratidão à população de Cascavel!”

 

Pesquisa

No entanto, em verdade, a pesquisa não se trata de um estudo sobre a “avaliação nacional de prefeitos”. Os estudos são, na verdade, um compilado de 43 pesquisas realizadas pelo Paraná Pesquisas em 43 municípios do Brasil.

 

Sem metodologia?

E as pessoas que compilarem esse estudo sem nenhum embasamento científico, ou metodologia, apenas colocaram as avaliações desses prefeitos em seus respectivos municípios, ou seja, ainda faltam mais de 5 mil municípios no “estudo”. A reportagem do O Paraná entrou em contato com o Paraná Pesquisas para verificar se foi o instituto que elaborou o compilado, no entanto, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

 

Contra-ataque

O deputado estadual Renato Freitas (PT) protocolou, no Conselho de Ética da Alep, um pedido de cassação do mandato do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), por quebra de decoro parlamentar. O protocolo foi realizado após vir à tona um acordo de não presunção penal assinado por Traiano com o MPPR, onde o parlamentar confessaria ter recebido propina de um empresário para renovar um contrato com a Assembleia Legislativa.

 

Pedido de cassação

No pedido formulado por Renato Freitas, o parlamentar afirma que Traiano descumpriu itens do Regimento Interno da Casa de Leis, com prática incompatível com o decoro parlamentar. A briga entre Traiano e Freitas começou após uma sessão na Casa, na qual Traiano cortou a palavra de Renato Freitas, que o chamou de corrupto. Traiano denunciou Freitas no Conselho de Ética e o relatório deverá ser votado nesta terça-feira (12).

 

Cobrança de propina

O MPPR, por meio do Gaeco de Foz do Iguaçu, deflagrou ontem (11) a Operação Pix, que investiga a possível prática de exigências de valores ilícitos por parte de policiais a compristas de mercadorias estrangeiras. A ação foi realizada com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar e culminou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

 

Lula e Bolsonaro

O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão em Curitiba nesta semana. Lula vai participar na quinta-feira (14) da assinatura de contratos do programa Itaipu Mais que Energia. Já Bolsonaro vai receber, na sexta-feira (15), o título de cidadão honorário do Paraná na Alep, em solenidade marcada para às 18 horas. Antes, participará de um evento de seu partido, o PL.

 

Juizado de garantias

A 13ª Vara Federal de Curitiba vai virar um juizado de garantias. A decisão é do Conselho de Administração do TRF4. A 13ª Vara era responsável pela Lava Jato e seu titular durante muito tempo foi o atual senador Sergio Moro (União Brasil). Quem a comandará será o juiz federal Danilo Pereira Júnior. Com a nova atribuição, a 13ª Vara continuará responsável por todas as medidas cautelares na fase de investigação, mas perde o poder de condenar.