Relatora acompanha Marcio Pacheco
Brasil - A deputada estadual Marcia Huçulak, relatora do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná , apresentou parecer favorável à punição do deputado Renato Freitas (PT), ontem (30). O parecer da relatora segue a mesma linha do voto em separado já apresentado pelo deputado Marcio Pacheco (PP), que defende a aplicação da sanção máxima prevista no regimento interno da Casa: a suspensão das prerrogativas parlamentares — como o direito de participar ou presidir comissões, bem como relatar projetos. Pacheco defende 60 dias de punição e Huçulak, 30 dias.
Acusações
Freitas é acusado de utilizar sua condição de parlamentar para facilitar o acesso de manifestantes ao prédio da Alep, durante protestos em junho de 2024. A ação resultou na ocupação do plenário e na interrupção das atividades legislativas. O Conselho de Ética terá nova reunião hoje, às 13h, no Plenarinho.
Martins no Novo
O vice‑prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL), deve se filiar nos próximos dias no Partido Novo. O ato de filiação deverá ter a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Com a mudança, Martins sai do PL, partido ligado ao presidente Jair Bolsonaro, e entra no Novo com carta branca para construir uma pré‑campanha eficiente. Cogita-se, por exemplo, que Martins poderá ser candidato ao governo do Paraná nas eleições de 2026.
Viagem cancelada
Foi cancelada a viagem do Procurador-Geral do Estado do Paraná, Luciano Borges dos Santos, e de outros dois procuradores do Estado ao XIII Fórum de Lisboa — que é realizado de 2 a 4 de julho em Portugal. Organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, o evento jurídico é conhecido como “Gilmarpalooza”. O governo informou que partiu dos procuradores a decisão de não mais participar do fórum jurídico. Mas segundo informações, a viagem não teria caído nada bem no Palácio Iguaçu.
Troca na CGE
Letícia Ferreira da Silva não é mais a Controladora-Geral do Estado. Ele pediu a exoneração do cargo para disputar, de novo, a vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná pelo do quinto constitucional da OAB. Esta não será a primeira vez que Letícia tenta chegar ao TJPR. Em agosto de 2023, ela deixou o cargo de PGE para concorrer à vaga, mas acabou não passando da “primeira fase” da disputa, já que não entrou na lista sêxtupla da OAB.
Audiência Pública
Na próxima quinta-feira (3), a partir das 19h, a Câmara de Cascavel promove uma audiência pública com o objetivo de debater a criação e instalação de uma Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito no município. O objetivo do encontro é reunir representantes dos poderes públicos, de entidades ligadas ao trânsito e da sociedade civil para discutir a urgência da proposta diante do cenário viário de Cascavel. Somente entre janeiro e maio de 2025, o município registrou 27 mortes em acidentes de trânsito, sendo oito na área urbana e 19 nas rodovias locais.
Paranaense julgado
O empresário paranaense Pedro Luís Kurunczi, acusado de pagar por ônibus que levaram manifestantes a Brasília para as manifestações de 8 de janeiro de 2023, começou a ser julgado pelo STF. O londrinense nega a acusação e diz que apenas coletou recursos com outros manifestantes. Kurunczi é o primeiro julgado por financiar os atos de 8 de janeiro.