POLÍTICA

Informe da Redação

Bolsonaro neutro?

Informou o Blog Politicamente que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já comentou com pessoas próximas que não vai tomar lado no segundo turno da eleição de Curitiba, na disputa entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB). Segundo informado, como Eduardo quanto Cristina são identificados com a direita, o ex-presidente não vai participar da eleição.

Em Curitiba?

O PL de Jair Bolsonaro está na chapa do PSD, encabeçada por Pimentel e com Paulo Martins como vice. Houve conversas de que Bolsonaro poderia estar em Curitiba para participar de um evento político de Cristina Graeml, no entanto, com a decisão de neutralidade, Bolsonaro não deverá visitar a capital paranaense.

RMC contra

Em uma ação conjunta, prefeitos de diversos municípios da Região Metropolitana de Curitiba publicaram uma nota de repúdio contra as declarações da candidata à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml. A candidata teria feito afirmações que, segundo os prefeitos, discriminam os moradores da região e demonstram despreparo para a função que almeja.

Quadros de oficiais

Avançaram as discussões sobre o Projeto de Lei n° 543/2024 na Assembleia Legislativa do Paraná. O texto foi analisado na Comissão de Segurança Pública. A proposta prevê a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar. Na prática, ele regulamenta o acesso de praças (de soldado a subtenente) à carreira de oficiais.

Criança e adolescente

O governador do Paraná, Ratinho Junior assina nesta quinta-feira (24), às 9h, autorização de abertura de edital no valor de R$ 100 milhões, recursos oriundos do Fundo Estadual para Infância e Adolescência do Paraná, destinados para a execução de projetos que atendam crianças e adolescentes em todo o Estado. Esse é o maior edital de repasses às instituições e atenderá as linhas fundamentais previstas no Estatuto da Criança e Adolescente.

Incentivo ao voto

Em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, municípios do Paraná nos quais haverá segundo turno nas eleições de 2024, os índices de abstenções no primeiro turno foram altos, atingindo 27,74%, 27,27% e 23,98%, respectivamente. Para evitar a abstenção, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná lançou uma campanha para incentivar os eleitores a comparecerem às urnas nesses três municípios no dia 27 de outubro.

Aposentadoria Cida

Os ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) negaram o recurso dos advogados da ex-governadora Cida Borghetti (PP) que solicitavam o pagamento da aposentadoria especial. Cida esteve no comando do governo do Paraná por nove meses em 2018. A decisão foi por unanimidade. Os ministros acompanharam o voto da ministra Cármen Lúcia, que havia negado, monocraticamente, o pedido do benefício dias antes.

Dívidas dos Estados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que tem buscado o diálogo para encontrar uma solução para as dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União. No mês passado, o Plenário da Câmara aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar 121/24, do Senado, que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, destinado a promover a revisão dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União.