ELEIÇÕES 2024

Composição da Alep alterada com eleição de Tiago Amaral; Cascavel fica na “expectativa”

Foto: Alep
Foto: Alep

Curitiba – A composição da Assembleia Legislativa do Paraná deverá ser alterada após a realização do segundo turno das eleições 2024. Com a eleição do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) em Londrina, o segundo suplente, o ex-deputado Wilmar Reichembach (PSD), deverá assumir o cargo a partir de 2025. Isso porque o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa vaga no parlamento na cadeira de Márcio Nunes (PSD), que atualmente é secretário de Estado do Turismo. Com a ida de Amaral para a prefeitura de Londrina, Bazana assume definitivamente o mandato na Casa, deixando a primeira suplência para Reichembach.

No primeiro turno, o deputado Marcel Micheletto (PL) foi eleito prefeito de Assis Chateubriand. Já o deputado Douglas Fabrício (Cidadania) conquistou a prefeitura de Campo Mourão. As duas cadeiras na Assembleia deverão ser ocupadas pelos suplentes: Jairo Tamura e Dr. Leônidas, respectivamente. As mudanças seguem o resultado das eleições publicadas em 2022 pela Justiça Eleitoral. A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) disputou o segundo turno em Ponta Grossa, mas não conseguiu a eleição.

As alterações na Assembleia devem ocorrer somente no início de janeiro de 2025. Isto depois do dia 1º, quando os novos prefeitos tomam posse como Chefes dos Executivos em seus municípios. Antes, ocorrerá a diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral, cerimônia que deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. A diplomação é o ato formal que encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. Com a posse, o Poder Legislativo faz a convocação dos suplentes.

Reeleito deputado estadual em 2022, Tiago Amaral (PSD) está no terceiro mandato. Atualmente, ele é presidente da principal comissão da Assembleia Legislativa, a Comissão de Constituição e Justiça. Formado em Direito, Amaral atuou como advogado, com foco em Gestão Pública e Direito Público. Foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por políticas que estimulam o desenvolvimento dos municípios. Assumiu o cargo de deputado estadual em janeiro de 2015.

Outros candidatos

Também participaram das eleições deste ano como candidatos a deputada Maria Victoria (PP) e o deputado Ney Leprevost (União), em Curitiba. O deputado Goura (PDT) foi candidato a vice-prefeito na capital. No interior do Estado, outros quatro parlamentares também participaram das eleições como candidatos. Márcio Pacheco (PP) disputou a prefeitura de Cascavel. Tercílio Turini (MDB) concorreu no processo eleitoral em Londrina. Dr. Antenor (PT), disputou a prefeitura de Guarapuava. Marcelo Rangel (PSD) foi candidato a prefeito em Ponta Grossa

Cascavel na expectativa de ter mais uma cadeira na Assembleia Legislativa

O comunicado oficial da Assembleia Legislativa, por enquanto, traz o nome de Jairo Tamura, de Londrina, para a vaga que aberta com a eleição de Marcel Micheletto para Prefeitura de Assis Chateaubriand. Tamura é vereador em Londrina e seria o 1º suplente do PL, mas se filiou ao União Brasil, partido pela qual seria candidato a prefeito. Porém, pela intervenção do senador Sergio Moro, não disputou o pleito.

O segundo suplente do PL era o vereador Romulo Quintino, de Cascavel, que também tinha deixado o PL, migrando para do PP, quando então era o mais cotato para ser o vice na chapa de Marcio Pacheco. Contudo, pelo “arranjo” político para eleição de Renato Silva, Quintino deixou o PP e voltou ao PL com a “promessa” que voltaria a ser suplente com condições de assumir a cadeira com a eleição de Micheletto.

Portanto, a terceira suplente do PL, a atual presidente do PL Mulher do Paraná, Carlise Aparecida Kwiatkowski, seria a qualificada para assumir a vaga de Marcel Micheletto. Assim, o acordo de bastidores da conta de que o PL vai requerer a vaga de Tamura, judicialmente, e Carlise abriria mão da vaga em favor de Quintino.

Por fim, Cascavel e o vereador Romulo Quintino que não disputou a reeleição, estão na expectativa de que os acordos se concretizem e ele seja o quarto deputado, junto com Gugu Bueno, Batatinha e Professor Lemos.