POLÍTICA

Câmara de Cascavel em “modo feriadão, mas vereadores seguem trabalhando

Câmara de Cascavel adiou as sessões ordinárias de segunda e terça para a próxima semana. Descubra os detalhes dessa decisão - Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria CMC
Câmara de Cascavel adiou as sessões ordinárias de segunda e terça para a próxima semana. Descubra os detalhes dessa decisão - Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria CMC

Cascavel - A Câmara de Cascavel iniciou a semana ainda em “modo feriadão”, com as sessões ordinárias previstas para segunda-feira (21) e terça-feira (22) transferidas para a próxima semana. A decisão de transferir os trabalhos legislativos para sessões extraordinárias partiu do presidente da Casa, vereador Tiago Almeida (Republicanos), e foi oficializada por meio de ato publicado no Diário Oficial no último dia 18 de abril.

A justificativa apresentada foi o “Feriado de Tiradentes, celebrado segunda-feira (21). Mesmo sendo um feriado pontual, a medida acabou estendendo o descanso parlamentar para a sessão de terça-feira, o que acabou levantando algumas críticas por parte da imprensa cascavelense. O “recesso informal” não foi bem recebido, já que se esperava que as sessões pudessem ser realizadas na terça-feira (22), como já ocorreram em outras situações semelhantes.

Apesar da ausência de sessões, os vereadores mantiveram a rotina de compromissos.

Só faltou sessão

O próprio presidente da Câmara, Tiago Almeida, viajou já na terça-feira para Curitiba, onde cumpriu agenda com deputados estaduais, vereadores da capital e acompanhou o prefeito Renato Silva em reuniões na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná e do Turismo.

Outros parlamentares, como o vereador João Diego (Republicanos), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, realizaram normalmente as atividades internas. Na terça-feira, a CCJ se reuniu para deliberações, e nos dias seguintes o vereador seguiu com visitas técnicas a obras e CMEIs. Já os vereadores Hudson Moreschi e Everton Guimarães se mobilizaram em torno da campanha de combate ao uso de cigarro eletrônico, promovendo uma reunião preparatória sobre o tema. O vereador Fão do Bolsonaro também seguiu agenda interna.

A vereadora Bia Alcantara aproveitou a semana para realizar a primeira reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e, inclusive, fez uma visita à secretária de Cultura de Cascavel, Beth Leal. O Vereador Carlos Xavier deu andamento aos projetos da Comissão de Educação da Câmara. Os demais vereadores também seguiram cumprindo agenda interna e de comissões.

Câmara

O fato é que a Câmara ficou vazia quando deveria ter realizado sessões, mas nem todos os vereadores embarcaram no espírito do descanso prolongado. A questão que fica é: Se é possível trabalhar fora da sessão, por que não realizar as sessões normalmente e manter as atividades da Casa, afinal mesmo com Tiradentes, muita coisa funcionou em Cascavel na segunda-feira e a semana seguiu normal?

Mas, os vereadores prometem se “redimir” com sessões extraordinárias nos dias 28 e 29 de abril.