Policial

Simpósio da Polícia Militar do Paraná debate atuação na fronteira

O objetivo é debater a atuação das forças de segurança na faixa de fronteira e as estratégias para combater o crime organizado

Foz do Iguaçu, 25 de julho de 2019. Simpósio de Operações Policiais Militares de Fronteira.
Foz do Iguaçu, 25 de julho de 2019. Simpósio de Operações Policiais Militares de Fronteira.

Oficiais e praças de diversas unidades da Polícia Militar do Paraná, principalmente das especializadas, participam nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), em Foz do Iguaçu, do 1º Simpósio de Operações Policiais Militares de Fronteira. O objetivo é debater a atuação das forças de segurança na faixa de fronteira e as estratégias para combater o crime organizado. Haverá palestras com integrantes do Poder Judiciário e da PMPR para explicar as atividades já desempenhadas na região.

Na abertura do evento, o secretário de Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, destacou que a integração entre as polícias e órgãos federais. “Isso tem feito a diferença e contribuído para a redução dos crimes na faixa de fronteira”, disse ele. “Temos um planejamento estratégico para os próximos quatro anos e estamos atuando de forma integrada, com todos os órgãos federais. Contamos com uma parceria com o Exército Brasileiro, que disponibilizará mais efetivo para a fronteira. A Polícia Federal compartilhará bancos de dados e módulos, para que possamos cumprir a missão aqui na fronteira”,explicou.

O comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, destacou que o encontro serve para aprimorar técnicas, procedimentos e doutrinas para padronizar ações de fronteira. “Reunimos os integrantes da PM que atuam nas áreas de planejamento e inteligência para rever conceitos e desenvolver ações que sejam mais eficazes contra o narcotráfico”, explicou.

A palestra inicial do evento foi com o promotor de justiça de Mato Grosso do Sul, Élcio Félix D’Angelo, que tem experiência na área processual penal e já foi integrante do Exército Brasileiro. Ele fez uma contextualização sobre a criminalidade em geral, depois detalhando as ações policiais que focam em combater crimes de fronteira e desmantelar organizações criminosas.

UNIDADES – Atualmente, a Polícia Militar do Paraná possui sete unidades de área que atuam na faixa fronteiriça externa com o Paraguai e a Argentina, e interna (MS). Elas contam com o apoio de unidades especializadas como o Batalhão Ambiental, o Batalhão Rodoviário e o Batalhão de Fronteira, que constantemente deflagram operações em regiões de mata, estradas, portos clandestinos e vias de acesso do Lago Itaipu e do Rio Paraná para inibir os crimes.

NÚMEROS – O trabalho integrado das forças de segurança pública do Paraná na região fronteiriça tem apresentado bons resultados. Os índices de homicídios reduziram em 34% em Foz do Iguaçu quando comparados os seis primeiros meses deste ano e do ano anterior (foi de 47 em 2018 para 31 em 2019).

A tendência de queda também pode ser percebida nos furtos (-9,5%) e roubos (-20%) gerais. No primeiro semestre de 2018, ocorreram 2.315 furtos na cidade, já este ano foram 2.095. No caso dos roubos, foram 1.003 casos entre janeiro e junho de 2018, contra 805 no mesmo período deste ano.

FAIXA DE FRONTEIRA – Na faixa de fronteira, que engloba 139 municípios da costa Oeste do Estado, os números que medem a criminalidade também apresentaram queda. Os homicídios, furtos e roubos na região reduziram em 15% no comparativo entre os seis primeiros meses deste ano e do ano passado.

No caso das mortes violentas, neste período, foram 227 casos em 2018 e 193 em 2019. Também foram registados 17.718 ocorrências de furtos no ano passado, contra 15.135 este ano, e 2.904 roubos em 2018 e 2.462 em 2019.

SIMPÓSIO – Participam do encontro integrantes dos setores de Planejamento e de Inteligência do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e dos batalhões que atuam na região Oeste e Sudoeste do estado, além de representantes de unidades do interior e da Capital do estado e convidados.

O encontro, de dois dias, ocorre na Superintendência da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e conta com a participação do promotor de justiça de Mato Grosso do Sul, Élcio Félix D’Angelo; do integrante da Receita Federal, Neri Antônio Parcianello; do comandante do BPFron, tenente-coronel Sanson, e do juiz federal Gustavo Chies Cignachi.

Reportagem: Agência Estadual de Notícias